Saúde de Garanhuns comemora Dia da Mulher

publicado: 08/03/2016 16h15,
última modificação: 09/03/2016 10h56

 Durante todo este mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão promovendo atividades voltadas para as mulheres

Por RUTHE SANTANA

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, vivenciado no dia 8 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns estarão promovendo, durante todo este mês, diversas atividades voltadas, especialmente, ao público feminino. A programação das unidades conta com rodas de conversa, palestras, sorteio de brindes, café da manhã, entre outras ações direcionadas, sobretudo, às mulheres. As ações visam, principalmente, promover a saúde entre as mulheres e incentivá-las a cuidarem de hábitos diários saudáveis que aumentem sua qualidade de vida.

Na manhã desta terça-feira (08), diversas atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Pedro. A moradora do distrito, Jucineide Cipriano, foi uma das mulheres que participou da comemoração e fala sobre o momento. “Eu faço o exame periodicamente, mas vim hoje aqui no posto e encontrei uma festa aqui, com muitos serviços de saúde acontecendo, então aproveitei ainda mais. Tudo foi muito bom mesmo. Eu gostei bastante. Estão todos de parabéns”, ressaltou a moradora.

Além do evento de comemoração pela importância do dia, as atividades se estendem à intensificação de serviços e benefícios para a saúde feminina, como explica a enfermeira Raquel Cavalcanti. “Toda esta mobilização está sendo um momento oportuno enquanto saúde, uma vez que nós estamos mobilizando essas mulheres, para reforçar os cuidados com a sua saúde. Inclusive estamos realizando o exame de citologia oncótica, que nada mais é do que a prevenção e o rastreamento do câncer do colo do útero. Então, a gente está aproveitando essa comemoração, para incentivar esse cuidado”, afirmou a profissional.

O médico Ulisses Pereira, fala sobre as atividades. “Preparamos um reforço na forma de demanda espontânea de todas as ações que a gente oferece diariamente às mulheres, mas com ênfase àquelas dos programas específicos da mulher, ou seja, a prevenção do câncer uterino, a oportunidade já antecipada de fazer sua mamografia, para aquelas que não fizeram em outubro do ano passado; mulheres doentes de doenças virais, as que não iniciaram o pré-natal, aquelas que querem iniciar os métodos contraceptivos, aquelas que ainda não tiveram a oportunidade de passar pelo atendimento odontológico, porque trabalham ou outro motivo, e ainda estamos, também, procurando saber com essas mulheres as que desejam voltar a estudar, para que enviemos essa demanda à Secretaria de Educação”, explicou.

IMG_0727 IMG_0725 IMG_0730


Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG
Data: 08/03/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109