Atendimento pré-hospitalar é foco de capacitação para profissionais do Samu

publicado: 08/02/2019 19h10,
última modificação: 09/02/2019 03h00

Aulas tiveram início nesta sexta-feira (08), e seguem até o mês de abril

08 de fevereiro de 2019

O atendimento pré-hospitalar (APH) é o foco de uma capacitação continuada, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, e que tem como público-alvo os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Garanhuns. As aulas tiveram início nesta sexta-feira (08), durante o período da manhã e tarde, e seguem até o mês de abril.

O atendimento pré-hospitalar é todo processo feito por um socorrista fora do ambiente hospitalar, visando a estabilização clínica e remoção do paciente para uma unidade adequada. Ao todo, 30 profissionais do Samu Garanhuns estão participando do curso, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores-socorristas.

Todas as instruções estão sendo repassadas por uma equipe de enfermeiros especialistas em urgência e emergência. “Este é um dos cursos mais completos que temos. Fora que também pode ser ministrado para pessoas leigas; na medida que aprender a socorrer é algo necessário para a comunidade”, declarou Luciene Nascimento, uma das professoras do curso.

Ao término das aulas, todos os profissionais capacitados receberão certificado de participação, com carga horária de 300 horas. “Garanhuns teve uma preocupação de investir nesse curso mais extenso, com aulas práticas e teóricas nos fins de semana. É muito benéfico porque nós trabalhamos com o atendimento pré-hospitalar diariamente, atendendo a mais de vinte municípios da nossa área de cobertura”, afirmou a coordenadora do Samu Garanhuns, Michelle Cavalcanti.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, esteve presente na aula de abertura, e destacou a importância da capacitação. “Seguimos investindo na capacitação dos servidores, pois esta é uma forma de prepará-los para diversas situações que ocorrem na rotina de trabalho. Visando também prestar um serviço de excelência para toda a população de Garanhuns”, finalizou a titular da pasta.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109