GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Rede Municipal de Ensino de Garanhuns supera projeção e atinge média de 5.4 nos Anos Iniciais do Ideb

Educação

Rede Municipal de Ensino de Garanhuns supera projeção e atinge média de 5.4 nos Anos Iniciais do Ideb

Índice nos Anos Finais chegou a 4.7, superando a projeção de 4.3, baseada nos resultados dos anos anteriores 15 de setembro de 2020 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (15), os resultados do...


Índice nos Anos Finais chegou a 4.7, superando a projeção de 4.3, baseada nos resultados dos anos anteriores

15 de setembro de 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (15), os resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do ano de 2019 e a Rede Municipal de Garanhuns atingiu a média de 5.4 nos Anos Iniciais, superando a projeção de 4.7, baseada nos resultados dos anos anteriores. O índice dos Anos Finais da Rede Municipal chegou a 4.7, que tinha como projeção a média de 4.3. Desde o ano de 2011, Garanhuns não atingia a meta dos Anos Finais. O Ideb tem o intuito de medir a qualidade do aprendizado nacional e construir metas para melhoria de ensino. O índice é avaliado por meio da Prova Brasil, realizada a cada dois anos, e do fluxo escolar dos alunos. 

Na Rede Municipal de Garanhuns, o índice de 2019 ultrapassou, inclusive, as projeções do ano de 2021, que seriam de 5.0 para os Anos Iniciais e 4.6 para os Anos Finais. De acordo com o coordenador de avaliações e monitoramento de resultados da Secretaria de Educação, Silvio Alves, o crescimento tem relação direta com a parceria feita entre o programa Educar pra Valer, da Fundação Lemann, e a Prefeitura. “A partir do momento que entramos com esta parceria, em 2018, conseguimos reestruturar todo o modo de trabalhar voltado para os resultados. Houve uma mudança de postura pedagógica na rede. O sistema de trabalho ficou muito mais amarrado e as escolas ficaram mais cientes de seus resultados e objetivos. É perceptível que os resultados mostram um nítido crescimento na rede, de maneira bem consolidada”, explicou. 

A secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Vilar, destacou a importância da participação dos professores, gestores e demais servidores da pasta na obtenção do resultado. “Nós, enquanto Secretaria, estamos muito felizes com estes índices. Há muito tempo não tínhamos um crescimento de rede nesta proporção. Todas as escolas obtiveram êxito em suas avaliações externas. Particularmente, gostaria de agradecer a todas as equipes gestoras, professores, servidores, supervisores e direção de ensino. Todos se doaram para esse compromisso com a Rede Municipal de Ensino e, principalmente, para os nossos alunos. Isso faz a diferença na vida de cada um. Nós estamos encerrando nossa gestão com a sensação de dever cumprido”, concluiu a gestora da pasta.

O prefeito Izaías Régis comemorou a importante marca e destacou a importância de investir em educação. “É uma alegria receber este índice. Nós conseguimos fazer uma grande evolução, resultado do investimento que temos realizado em nossa rede municipal e também da dedicação e comprometimento dos nossos gestores e professores. Estamos todos de parabéns. Muito obrigado a todos”, finalizou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa — (ACSI)

Fotos: Arquivo Secom/PMG

Redimensionar Fonte
Contraste