Projeto One Sight beneficiará alunos das redes estadual e municipal de ensino

publicado: 15/02/2017 18h19,
última modificação: 09/06/2017 14h08

Professores e servidores das escolas foram capacitados para realizar a triagem de mais de cinco mil alunos

por AQUILLES SOARES

O município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, recebe durante todo o mês de fevereiro as atividades do Projeto One Sight, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que por meio da V Gerência Regional de Saúde (V Geres),  em conjunto com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação de Garanhuns; deram início nesta quarta-feira (15) as atividades que contam também com o apoio da Fundação Altino Ventura, com o objetivo de identificar e tratar problemas oculares que acometem os alunos matriculados na rede estadual e municipal de ensino.

Durante as ações de hoje, diversos profissionais da área de saúde e educação passaram por uma capacitação na Gerência Regional de Educação (Gre) do Agreste Meridional. Eles serão os responsáveis por realizar a triagem dos alunos de cada escola, de acordo com o cronograma estabelecido por cada instituição de ensino. A escolha de Garanhuns deve-se à grande demanda de atendimentos oftalmológicos ao público infanto-juvenil.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo de Gois, destaca a importância das atividades no momento adequado. “Esta ação é algo que abrange toda a V Geres, mas em Garanhuns nós já havíamos observado uma grande demanda de exames oftalmológicos. A partir daí, a Secretaria de Saúde sempre buscou parcerias para atender a necessidade do município, através de iniciativas como o Projeto Glaucoma e One Sight”, declarou o titular da pasta.

Ao todo, a partir do dia 20 deste mês, serão realizados 10 dias de triagem, com uma média de 500 alunos sendo atendidos por dia. A diretora adjunta da Escola Estadual São Cristóvão, Maria do Carmo, levará a iniciativa até a instituição, convocando todos alunos da comunidade onde a instituição está instalada. “Agora vamos nos juntar para otimizar este serviço. Também sou professora da Escola Municipal Amélia Maria, e vou reunir professores e funcionários para que possamos promover a saúde de nossos alunos”, finalizou.

Parceria Altino Ventura, Sec Saude e Sec Educação - Aquiles Soares - 150217 (3)

Parceria Altino Ventura, Sec Saude e Sec Educação - Aquiles Soares - 150217 (6)

Fotos: Gabriela Ramos – (Secom/PMG)
Data: 15/02/2017