Profissionais de saúde participam de palestra sobre doenças raras

publicado: 17/10/2018 16h36,
última modificação: 17/10/2018 16h36

Momento reuniu equipe das Unidades Básicas de Saúde para debater mucopolissacaridoses

17 de outubro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação dos setores de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu, nesta quarta-feira (17), uma palestra destinada aos profissionais que integram as equipes das Unidades Básicas de Saúde (USB’s). O momento aconteceu no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), durante o período da manhã e tarde, e tratou sobre as mucopolissacaridoses, com a palestrante Fernanda Rabêlo.

A palestra teve entre os objetivos promover a capacidade de detecção de sintomas para o diagnóstico precoce destas síndromes, nas quais o indivíduo nasce com uma informação genética errada, levando à falha de produção de enzimas importantes para determinadas reações químicas no organismo. O que ocasiona problemas na estrutura óssea, articulações, coração, olhos, ouvidos, sistema nervoso central e outros.

Participaram do encontro os agentes comunitários de saúde (ACS’s), médicos, profissionais de enfermagem, dentistas, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), residentes, e alunos do internato do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE).

Também estiveram presentes na ocasião, o coordenador do Serviço de Referência em Doenças Raras, Fábio Marques e o presidente do Instituto Breno Bloise — que tem como missão promover assistência integral a pessoas com doenças raras, Junior Freitas. “O nosso trabalho é orientar, apoiar nos tratamentos, e encaminhar pacientes para outros profissionais. A gente precisa pensar em uma equipe multidisciplinar e que conversem entre si, para que o diagnóstico não passe despercebido”, afirmou Fábio.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)
Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Com informações da SMS
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109