GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Comunicação Social Prefeitura reforça serviços durante III Viva Dominguinhos

Comunicação Social

Prefeitura reforça serviços durante III Viva Dominguinhos

Intensificação em diversos serviços municipais faz parte do plano de ação por AQUILLES SOARES, RUTHE SANTANA, e SAMARA PONTES O Governo Municipal de Garanhuns preparou um sistema diferenciado de trabalho durante o III Viva Dominguinhos, que acontece entre os dias...

Publicado em

Intensificação em diversos serviços municipais faz parte do plano de ação

por AQUILLES SOARES,
RUTHE SANTANA,
e SAMARA PONTES

O Governo Municipal de Garanhuns preparou um sistema diferenciado de trabalho durante o III Viva Dominguinhos, que acontece entre os dias 21 e 23 de abril. O evento contará com um plano de ação nas áreas de saúde, serviços públicos, assistência social, trânsito, mulher e direitos das crianças e dos adolescentes.

No Espaço Colunata, centro da cidade, durante os dois dias de evento nesse polo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, irá disponibilizar uma ambulância, que contará com um técnico de enfermagem. Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – palco principal do evento – será montado no local um consultório para atender às urgências e realizar encaminhamentos, caso necessário. O ponto de apoio contará também com uma ambulância, que estará com um profissional de medicina, um de enfermagem e um técnico de enfermagem. O referido plantão iniciará a partir das 20h30 e seguirá até o final do evento.

Quanto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estará à disposição da população a Unidade de Suporte Básico (USB). A ambulância vai ficar na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, das 21h às 3h, porém poderá também atender outras urgências que possam vir acontecer no município, sem necessariamente estar relacionada ao evento.

Aproveitando o evento, a fim de levar informações e orientações de saúde para a população, a Vigilância Epidemiológica estará promovendo algumas ações educativas no Espaço Colunata, no centro da cidade, das 10h às 17h. Durante o período da noite, uma tenda será montada no pólo principal do evento, dando continuidade às atividades. A ação levará informações e orientações para a população, sobretudo, a respeito do combate ao Aedes aegypti e prevenção de influenzas.

Por fim, para garantir a qualidade do que será consumido pelo público durante o evento, a Vigilância Sanitáriaestará fiscalizando os comerciantes de alimentos e bebidas na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, e em sua proximidade, a partir das 21h às 3h. Além disso, os profissionais estarão também realizando um trabalho educativo com a distribuição de cartilhas de manipulação de alimentos para os comerciantes.

Em relação ao Conselho Tutelar, a equipe de conselheiros estará de plantão durante todo o evento. Os profissionais farão a fiscalização de crianças e adolescentes, além de realizar um trabalho preventivo nas barracas junto com os comerciantes, alertando-os a respeito da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade.

Secretaria de Serviços Públicos e Obras estará atuando na intensificação da limpeza dos atrativos turísticos da cidade. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos terá ainda mais containers para facilitar a limpeza do local, que será executada a partir 6h da manhã e uma vistoria no fim da tarde.

Numa parceria, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão atuando nas redes de segurança e trânsito. Dez agentes de trânsito atuarão durante o dia nas principais vias da cidade e oito orientadores e 20 agentes trabalharão no período noturno, durante os três dias de evento.

“Uma vida sem violência é um direito de toda mulher”. Esta é a mensagem da Secretaria da Mulher de Garanhuns para a população sobre o combate à violência. Nesse contexto, se você ver ou for vítima de algum ato violento, denuncie! Você pode ligar para o 190, para a Ouvidoria da Mulher pelo 0800 281 8187, para o Disk Denúncia (180) ou pelo Watssapp Mulher (9 8139.1576). Durante o Viva Dominguinhos, a Secretaria atuará por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), prestando informações, orientações e acolhimento à mulher em situação de violência.

Com o intuito de chamar a atenção da sociedade contra violações de direitos às crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social irá promover ações preventivas de enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, proibição do consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade, situações de rua e outras violações de direito de crianças e adolescentes no evento. Com este objetivo, profissionais da secretaria estarão atuando durante o período noturno, no pólo principal do evento, até o final da programação de cada noite. Nas portarias da praça, educadores irão atuar no cumprimento do Estatuto da Criança – não sendo permitido acesso de crianças menores de 18 anos de idade desacompanhados; será necessário o porte de um documento de identidade.

Já no Espaço Colunata, das 11h às 17h, nos dois dias de evento nesse pólo,  a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizará ações educativas no trânsito, com distribuição de panfletos contra a exploração sexual infantil. Os casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes que forem identificados sem proteção social, expondo-as à algum risco, serão comunicados ao Conselho Tutelar, para que este tome as devidas providências.


Foto: Eduarda Vasconcelos – Secom/PMG
Data: 18/04/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste