GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Inicio Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Prefeitura executa ação de arborização e revitalização em praças de Garanhuns

Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Prefeitura executa ação de arborização e revitalização em praças de Garanhuns

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realiza plantio de mudas nativas em espaços públicos da cidade [...]Leia mais...



05 de novembro 2019


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), vem realizando o trabalho de paisagismo, com a arborização de praças públicas no município. A ação tem o intuito de promover uma melhor qualidade de vida para a população que visita os espaços, amenizando a sensação térmica e também embelezando os locais beneficiados.

Desde última semana, 19 mudas arbóreas nativas foram plantadas nas Praças Dom Moura (I, II III), no bairro Santo Antônio; e também na Praça do Monumento do Ipiranga, no bairro Boa Vista. Os locais receberam mudas de araucária, jacarandá, ipê amarelo, entre outros. As árvores escolhidas buscam manter o aspecto paisagístico e urbanístico da cidade, com espécies nativas de médio e grande porte.

Também foram plantadas mudas de guapuruvu, uma árvore nativa, pioneira, e de grande porte, com galhos e frutos alongados. Para germinação da planta, foi realizado o trabalho de escarificação (quebra de dormência) das sementes, que foram produzidas na Sementeira Municipal Garanhuns. “Garanhuns possui uma vegetação onde predomina a Mata Atlântica, formada pelos Brejos de Altitude. Por isso, a ideia é introduzir algumas novas espécies, e também manter o padrão de urbanização das praças, utilizando árvores nativas, que são produzidas na sementeira”, afirma a engenheira agrônoma Danielle Jansen, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A manutenção das árvores na cidade, realizada pela SDRMA, inclui os trabalhos de remoção, poda e plantio de mudas de árvores. A revitalização acontece de forma contínua, e será expandida para outros pontos da cidade, definidos pela secretaria, de acordo com estudos de viabilidade para recebimento das espécies. A população dos bairros também pode solicitar a ação de revitalização junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada no Centro Administrativo II, na avenida Irga, s/nº, Novo Heliópolis; ou por meio do telefone: (87) 3761-0697.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Com informações e fotos da SDRMA
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste