Prefeitura define esquema de atuação durante Carnaval 2019

publicado: 28/02/2019 20h14,
última modificação: 28/02/2019 20h14

Secretarias também vão atuar durante a realização do tradicional Bloco das Virgens

28 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Garanhuns definiu os últimos detalhes para garantir o esquema de atuação durante a programação do Carnaval 2019, que terá início nesta sexta-feira (01), com o Bloco das Virgens. O tradicional desfile pelas ruas da cidade conta com o apoio do Governo Municipal, e diversas Secretarias também estarão dando suporte para garantir a realização do evento. Já a partir do sábado (02), e nos demais dias de folia, as equipes trabalham dentro da programação oficial; que será realizada no Parque Euclides Dourado, e nos polos dos bairros Magano e Boa Vista.

Em reunião, realizada ontem (27), na sede do 9° Batalhão da Polícia Militar (9° BPM); o subcomandante do Batalhão, Major Albuquerque, solicitou o encontro entre as entidades e reforçou o apoio durante todo o Carnaval. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente de honra do Bloco das Virgens, Ulisses Pereira; a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, além da titular da pasta, Neile Barros; o secretário de Governo, Articulação Política e Ouvidoria, Mewitton Araújo; o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins; e representantes da Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transporte (AMSTT), Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O encontro definiu medidas de segurança preventiva da população, trabalho que é de responsabilidade da Polícia Militar. De acordo com as informações do comando do 9° BPM, para o bloco, a instituição disponibilizará 32 viaturas e um efetivo total de 128 policiais. Já nos outros dias de festividade, serão 23 viaturas pela cidade, com um efetivo total de 98 policiais, dentro dos quatro dias de evento. O número total de efetivo também poderá ser acrescido. Ainda no intuito de promover a segurança e evitar acidentes, será feita a fiscalização da venda e consumo de bebidas em recipientes de vidro, incluindo a apreensão dos mesmos, em todo o Carnaval.

Como forma de auxiliar o trabalho da Polícia Militar, no Desfile das Virgens, 10 fiscais vão vistoriar os pontos de venda de comerciantes de alimentos e bebidas e ambulantes; para que seja feita a troca do material por vasilhames de plástico. Servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos também estarão presentes, para auxiliar na retirada de recipientes de vidro durante o trajeto. Já a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar duas ambulâncias e profissionais de prontidão, acompanhando todo o itinerário do desfile, para garantir os atendimentos de urgência e emergência durante o evento. Por meio do trabalho do Conselho Tutelar, os comerciantes também serão orientados com o objetivo de impedir a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

Esquema de trânsito — Um efetivo de 30 agentes de trânsito e guardas municipais da Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transporte será responsável pelas interdições em pontos de bloqueio fixos, a partir das 18h30min; no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com a Santa Rosa, Júlio Brasileiro com a Oliveira Lima, Júlio Brasileiro com a Frei Caneca, Djalma Dutra com a Frei Caneca e Rui Barbosa com a Presidente Getúlio Vargas (nas proximidades do Seminário São José). A AMSTT também vai interditar temporariamente as vias paralelas ao longo percurso.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109