GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Prefeitura de Garanhuns está realizando um mutirão de cirurgias de catarata

Saúde

Prefeitura de Garanhuns está realizando um mutirão de cirurgias de catarata

  Os procedimentos foram realizados no Hospital Infantil Palmira Sales. Aconteceu neste sábado (21) e domingo (22) e têm como público-alvo pessoas acima de 70 anos 23 de setembro de 2019 A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria...


 

Os procedimentos foram realizados no Hospital Infantil Palmira Sales. Aconteceu neste sábado (21) e domingo (22) e têm como público-alvo pessoas acima de 70 anos

23 de setembro de 2019

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata neste sábado (21) e domingo (22) no Hospital Infantil Palmira Sales, por meio de uma parceria com a equipe da Clínica Oftalmo PE, a iniciativa tem como público-alvo pessoas acima de 70 anos.

A ação está atendendo a demanda de pessoas que aguardam pela cirurgia no município. Após os procedimentos iniciais de triagem e de exames pré-operatórios os pacientes foram convocados para a cirurgia de catarata. De acordo com a secretária Nilva Mendes a ação é muito mais do que o reestabelecimento da saúde “nós estamos resgatando a dignidade e independência das pessoas, dando a oportunidade para aqueles que há muito tempo estavam limitados por causa da visão, a voltar a fazer as atividades do dia a dia”.

Cerca de 65 pessoas foram beneficiadas nesses dois dias de mutirão, nos dias 05 e 06 de outubro mais uma etapa do mutirão será realizada. A aposentada Irinalva Oliveria, beneficiada pela iniciativa, destacou a independência que a cirurgia vai trazer para sua vida “para mim é a melhor coisa na vida, a gente ter o direito de fazer essa cirurgia, pois eu mesma não enxergo direto e ter o privilégio de voltar a enxergar, fazer meus trabalhos, meus bordados, minhas costuras que mais eu amo fazer”, contou emocionada.

Presente no momento, o vice-prefeito Haroldo conversou com pacientes que aguardavam pelo atendimento, conheceu a estrutura do hospital e acompanhou os procedimentos iniciais. “Parabenizo a todos os profissionais envolvidos nesta grande ação, sabemos que ainda existem muitas pessoas que necessitam fazer essa cirurgia, vamos continuar investindo da saúde para aumentar o número de beneficiados”, pontuou.

O médico responsável pelas cirurgias, Dr. Daniel Medeiros, parabenizou a iniciativa “para os pacientes conseguirem um acesso ao oftalmologista pelo SUS existe um tempo, depois da consulta oftalmológica tem os exames, até chegar ao procedimento cirúrgico às vezes é um caminho longo no qual a catarata vai evoluindo, tornado a visão cada vez pior, então essa esse tipo de iniciativa com mutirão bem organizado é fundamental para que as pessoas consigam sua correção cirúrgica e voltem a sua rotina, sua vida normal”, destacou o especialista.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto e fotos: Priscila Belens — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

 

Redimensionar Fonte
Contraste