GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Práticas integrativas de saúde beneficiam moradores da área rural de Garanhuns

Saúde

Práticas integrativas de saúde beneficiam moradores da área rural de Garanhuns

Projeto “Sexta das Pics” é realizado semanalmente na Unidade de Saúde Estivas 16 de agosto de 2019 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Estivas e do Núcleo Ampliado de Saúde da...

Publicado em

Projeto “Sexta das Pics” é realizado semanalmente na Unidade de Saúde Estivas

16 de agosto de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Estivas e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), em conjunto com a equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo da Universidade de Pernambuco (UPE), promove uma programação especial voltada para a população da área rural do município. Todas as sextas-feiras, os servidores realizam atividades terapêuticas na UBS Estivas, usando as Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com o intuito de promover saúde, prevenir e tratar doenças de modo integrado e complementar às terapias medicamentosas.

Com a iniciativa, cerca de 20 pessoas da localidade são beneficiadas semanalmente, com auricoloterapia (técnica chinesa operada com sementes para prevenção e tratamento de doenças), reiki (técnica japonesa de revitalização e harmonização das energias corporais), massoterapia, escalda-pés, shantala (técnica de massagem que ajuda no relaxamento de bebês), e fitoterapia a partir de 20 tipos de plantas medicinais, usadas para diminuir gradualmente o consumo de medicamentos alopáticos, e que são cultivadas ao lado da unidade. O cultivo visa a criação de uma Farmácia Viva, como é preconizado pelo Ministério da Saúde.

A “Sexta das Pics” é fruto de uma parceria firmada, em 2015, entre a Secretaria Municipal de Saúde, e a Universidade de Pernambuco: o Programa de Residência Saúde da Família do Campo que, atualmente, está em sua 5ª turma. “Sem dúvidas a saúde da população do campo é uma das nossas prioridades. O trabalho positivo, de acolhimento e acompanhamento dos pacientes, desenvolvido nas unidades da área rural, é resultado do empenho de todos os profissionais da rede”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes.

De acordo com o professor e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo da UPE, Itamar Lages, a parceria viabiliza uma ampliação dos serviços de saúde na área da USF de Estivas. “Em Estivas as Pics superaram o caráter alternativo e se tornaram práticas rotineiras e estruturantes na organização da assistência à população; e isso atesta o acerto da parceria entre a Universidade de Pernambuco e a Secretaria de Saúde de Garanhuns.”

PNPIC — No Brasil, a PNPIC foi implementada nacionalmente em 2006, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o debate sobre as práticas integrativas e complementares começou no final de década de 70, visando ampliar a oferta de serviços para atender às demandas da população. A PNPIC também tem servido para instituir uma nova cultura de cuidado à saúde, conforme a concepção de saúde como resultante das condições básicas da existência humana.

Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Fotos: Camila Queiroz — (Secom/PMG) e Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste