Pacientes dos Caps’s vivenciam programação do Setembro Amarelo

última modificação: 21/09/2018 17h25

Dia D e encerramento da campanha será realizado no dia 28 de setembro

20 de setembro de 2018

No intuito de promover a integração entre os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou na tarde desta quinta-feira (20), uma ação da campanha Setembro Amarelo. Todos os participantes foram beneficiados com uma programação ao ar livre, no Parque Euclides Dourado, que incluiu atividades com uma equipe da pasta.

O intuito da ação foi abordar temas como a prevenção ao suicídio e qualidade de vida, por meio da interação e das atividades físicas. O momento também contou com a presença do profissional de educação física Cristiano Melo e do terapeuta ocupacional Sávio Vieira, e teve a participação de 15 pacientes dos dois Centros de Atenção Psicossocial de Garanhuns.

A psicóloga Karol Souza destacou a relevância do momento para os pacientes. “Havíamos observado a necessidade de vivenciar essas atividades em outros espaços. Muitos deles tendem a se isolar, então, tentamos estimular isso; ver a vida em outros espaços da cidade”, completou a profissional.

Desde o início do mês, os Caps’s estão vivenciando ações relacionadas à campanha. A rede de Saúde Mental também segue promovendo um cronograma de palestras em instituições de ensino públicas e privadas, bancos e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

Dia D – O dia D e encerramento da programação acontecerá no dia 28 de setembro, no Largo do Colunata, das 09h às 12h, onde haverá a distribuição de material informativo sobre a prevenção ao suicídio, aferição de pressão arterial e glicose, auricoloterapia (técnica de usar pontos no ouvido externo para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo), atividades lúdicas e palestra com a psicóloga Geane Melo, acerca do tema “Sofrimento Psíquico”.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)
Texto e fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109