GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Outubro Rosa promove ações de prevenção em Garanhuns

Saúde

Outubro Rosa promove ações de prevenção em Garanhuns

Abertura oficial da campanha foi realizada nesta terça-feira (01), no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança 01 de outubro de 2019 Marcando a abertura da campanha Outubro Rosa em Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu,...

Publicado em

Abertura oficial da campanha foi realizada nesta terça-feira (01), no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança

01 de outubro de 2019

Marcando a abertura da campanha Outubro Rosa em Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta terça-feira (01), uma ação de promoção à saúde no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). A campanha segue durante todo o mês, e busca conscientizar diretamente a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação de hoje contou com a presença do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, do vice-prefeito Haroldo.

Ao todo, foram realizados 60 exames de prevenção, 50 solicitações e encaminhamentos de mamografia, 70 testes rápidos para hepatite C, sífilis e HIV; 120 testes de glicemia e tipagem sanguínea, atividades terapêuticas por meio de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com auriculoterapia e reiki; aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e contação de histórias com a equipe da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso.

Ainda foram disponibilizados testes de acuidade visual, em parceria com a iniciativa privada. O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMtz) também foi parceiro da ação. “Todos os anos faço os exames de mamografia e prevenção, e hoje pretendo realizar todos os exames disponíveis. É muito importante que as mulheres se cuidem em tudo”, declarou Lenice de Moraes, de 68 anos.

Também prestigiaram a abertura da campanha os vereadores Zaqueu Lins e Carla Patrícia. Além do secretário adjunto de Saúde, Harley Davidson, a coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, a secretária municipal da Mulher, Walkiria Alves, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho, e representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e do Lions Club.

Serviço — Os exames de prevenção podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 07h às 12h, na sede do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança, localizado na rua 15 de Novembro, n° 53, no bairro Santo Antônio. As solicitantes devem levar cópia da identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Ainda durante o Outubro Rosa, a Secretaria vai desenvolver uma programação independente e descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a fim de promover a discussão do tema da campanha com a população dos bairros.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)

Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Fotos: Aquilles Soares e Camila Queiroz — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste