Mutirão do Projeto One Sight é apresentado na Escola Jaime Luna

publicado: 23/03/2017 17h02,
última modificação: 09/06/2017 14h10

Iniciativa segue em fase de triagem e vai atingir mais de 10 mil alunos em Garanhuns

por AQUILLES SOARES
23 de março de 2017

Foi realizada nesta quinta-feira (23), a apresentação do Projeto One Sight, que segue sendo realizado no município de Garanhuns por meio da parceira entre a Fundação Altino Ventura (FAV) com a ONG One Sight, as Secretarias de Saúde e Secretaria de Educação de Garanhuns e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde (V Geres). O momento aconteceu na Escola Municipal Jaime Luna, e contou com a participação de representantes do Governo Municipal, alunos e comunidade. O objetivo central da iniciativa é identificar e tratar problemas oculares que acometem os alunos matriculados na rede estadual e municipal de ensino.

Na solenidade, fizeram parte da mesa de apresentação o secretário municipal de Saúde, Alfredo de Gois; a secretária de Educação, Kauely Almeida; a representante da V Geres, Alda Lúcia; o coordenador de Projetos Sociais e Unidades Avançadas da Fundação Altino Ventura e representante da ONG One Sight, Guibson Trindade; o presidente do Conselho Tutelar, Samuel Vitorino e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Erivânia Fabrícia.

Durante a ocasião, foram evidenciados os números do projeto, que está em sua fase de triagem de alunos, por meio do teste de acuidade visual (capacidade de percepção da forma e contorno dos objetos). O trabalho é feito pelos próprios professores que foram capacitados e funcionam como multiplicadores da ação dentro de cada unidade. “É um mutirão de suma importância que visa investigar e cuidar dos problemas de saúde oculares dos estudantes. Tudo isso refletindo para a melhoria da qualidade de vida e consequentemente no desenvolvimento educacional e social dos mesmos”, afirmou a titular da pasta de Educação, Kauely Almeida.

A escolha de Garanhuns foi graças um demanda já observada de atendimentos oftalmológicos ao público infanto-juvenil, a expectativa é de que sejam atendidos aproximadamente 11 mil alunos. O município terá ainda um período voltado para a avaliação médica e confecção dos óculos de cada aluno, que será realizado entre os dias 12 e 22 de junho, na sede da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). “Hoje observamos alguns alunos da rede municipal que não têm condições financeiras de adquirir seus óculos, com o mutirão poderemos identificar todas as patologias e muitos já vão sair com os óculos prontos. Tudo graças a um trabalho integrado e a sensibilidade do Governo Municipal”, declarou o secretário de Saúde, Alfredo de Gois.

De acordo com o coordenador de Projetos Sociais e Unidades Avançadas da Fundação Altino Ventura e representante da ONG One Sight, Guibson Trindade, é essencial a integração entre as diversas esferas do poder público e privado para o desenvolvimento da ação. “É um grande desafio, porém é impossível fazer um projeto desse porte sem parcerias, cada parte assume uma responsabilidade. A importância da educação, principalmente, é poder realizar com qualidade a triagem, tendo a prioridade de saber se o aluno está bem do ponto de vista oftalmológico”, finalizou.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

Fotos - Apresentação Mutirão Boa Visão - Aquilles Soares (4) (Copy)

Fotos - Apresentação Mutirão Boa Visão - Aquilles Soares (6) (Copy)

Fotos - Apresentação Mutirão Boa Visão - Aquilles Soares (1) (Copy)