GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Inicio Notícias III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência debate participação social no controle de direitos

Notícias

III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência debate participação social no controle de direitos

[...]Leia mais...


 

Evento foi iniciado nesta terça-feira (03) e segue até amanhã (04), no Chalé Recepções e Eventos

03 de setembro de 2019

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns (Comud), com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), deu início à III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na tarde desta terça-feira (03), no Chalé Recepções e Eventos. Nesta edição, está sendo discutido o tema “Não há controle sem participação social”. O Grupo Harmônico de Flautas e Violinos do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Boa Vista abriu oficialmente o evento. 

O prefeito Izaías Régis, o vice, Haroldo Vicente; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, os coordenadores do Comud, Jarbas Trindade, José Juca de Melo e Humberto Granja; o vereador Mário dos Santos (Marinho da Estiva); o superintendente da Pessoa com Deficiência de Pernambuco, Edmilson Silva e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antonio Diniz, estiveram presentes na Conferência. O superintendente de Assuntos Relativos à Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Bezerros e vice-presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Diego França, foi o palestrante do primeiro dia de evento.

De acordo com o coordenador do Comud, Jarbas Trindade, a III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência tem o intuito de subsidiar, propor e acompanhar as políticas municipais voltadas às pessoas com deficiência. “A conferência é realizada a cada três anos e faz parte das instâncias deliberativas do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Garanhuns, criado em 2010. Estamos reunidos aqui para verificar e avaliar as políticas públicas já criadas e criar novas propostas, que serão levadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos a fim de serem implementadas. Também iremos eleger delegadas e delegados para VI Conferência Estadual das Pessoas com Deficiência, nos próximos dias 03 e 04 de dezembro”, explicou o advogado. 

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, destacou a importância da participação do Governo Municipal na inclusão social das pessoas com deficiência. “É importante participar deste momento para que a comunidade possa sugerir ações de promoção, defesa e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e a Prefeitura possa promover uma qualidade de vida ainda melhor para a população”, comentou. 

Os eixos abordados na Conferência são: Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos; Planejamento e Acessibilidade; Educação, Esportes Cultura e Lazer; e Saúde, Habilitação e Reabilitação. 

Amanhã (04), no segundo e último dia de atividades, a Conferência tem início às 08h, com os a divisão dos grupos de trabalho, de acordo com os eixos do evento. Já no período da tarde, acontece a plenária final e deliberações. Encerrando a programação, será realizada a eleição dos delegados para a VI Conferência Estadual das Pessoas com Deficiência. O Chalé Recepções e Eventos está localizado na av. Rui Barbosa, 1155, bairro Heliópolis.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

 

 

Redimensionar Fonte
Contraste