GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação II Seminário de Alimentação Escolar aborda tema ‘Alimentação saudável na escola: um direito humano’

Educação

II Seminário de Alimentação Escolar aborda tema ‘Alimentação saudável na escola: um direito humano’

Evento acontece nesta terça-feira (22), no auditório da Aesga [...]Leia mais...


22 de outubro de 2019

O II Seminário de Alimentação Escolar reúne, nesta terça-feira (22), merendeiros, conselheiros de educação, gestores de instituições municipais de ensino, representantes de cooperativas de agricultura familiar, estudantes universitários e da Rede Municipal de Garanhuns, para a discussão do tema ‘Alimentação saudável na escola: um direito humano’. O evento é desenvolvido pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), em parceria com a Secretaria de Educação. Durante a abertura do seminário, estiveram presentes a presidente do CAE, Erivânia Ferreira; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Walter Albuquerque; o presidente da Cooperativa dos Agricultores Agropecuários de Garanhuns, Gilson Alves, e representantes de instituições parceiras.

De acordo com a presidente do CAE, Erivânia Ferreira, o seminário leva o conhecimento sobre alimentação saudável dentro da escola. “O seminário é importante pois é direito de todo aluno receber uma alimentação saudável dentro do ambiente escolar. Aqui, os profissionais estão trocando experiências e se capacitando para que a merenda escolar possa ajudar ainda mais no processo de aprendizagem”, comentou a conselheira.

A programação foi formada por palestras e rodas que conversas que abordaram os temas “Conhecendo o Conselho de Alimentação Escolar: importância e composição”, “O Controle Social na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae): experiências do Cae”, “Direitos Humanos, direito à alimentação adequada”, “Agricultura familiar: da roça à escola” e “O papel do nutricionista: ampliando conceitos de nutrição de qualidade”. 

Os nutricionistas da Secretaria de Educação, Graziele Édila e Élisson Ruan Almeida, ministraram a palestra de tema “Importância das políticas de alimentação específica para as comunidades quilombolas, a educação infantil e educação de jovens e adultos”. De acordo com Graziele, cada população possui uma especificidade na hora da alimentação. “Todos nós temos direito a uma alimentação saudável e precisamos discutir isso. A nutrição está totalmente atrelada a educação, já que se o estudante que se alimenta bem, acaba rendendo muito mais na hora de aprender. A alimentação não é só o ato de comer, ela também envolve todo o contexto social em que vive o cidadão, sendo necessária uma atenção especial para cada grupo específico”, explicou a profissional. 

CAE — O Conselho de Alimentação Escolar é um instrumento de controle social e tem como objetivo acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Pnae; zelar pela qualidade dos produtos, em todos os níveis, desde o processo de licitação até a distribuição aos educandos, observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias; receber e analisar as prestações de contas do Pnae, na forma desta lei, e remeter ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com parecer conclusivo, as prestações de contas dos recursos recebidos à conta do Pnae. Em Garanhuns, o conselho vem atuando em maior intensidade desde 2017 e sua sede está localizada na Casa dos Conselhos, na rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis.

Assessoria de Comunicação e Imprensa — ACSI

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste