GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Mulher II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as mulheres discute construção de igualdade de gênero

Mulher

II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as mulheres discute construção de igualdade de gênero

Evento foi aberto na tarde desta quarta-feira (28) e recebeu a palestra da deputada Gleide Ângelo 28 de agosto de 2019 Fortalecer a autonomia econômica, cultural e política da mulher é um dos objetivos da II Conferência Municipal de Políticas...

Publicado em

Evento foi aberto na tarde desta quarta-feira (28) e recebeu a palestra da deputada Gleide Ângelo

28 de agosto de 2019

Fortalecer a autonomia econômica, cultural e política da mulher é um dos objetivos da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, promovida pela Secretaria da Mulher (Secmul), iniciada na tarde desta quarta-feira (28). O evento reúne representantes do município de Garanhuns, de movimentos sociais, sociedade civil e cidades vizinhas e segue até amanhã (29). A deputada estadual Gleide Ângelo, que atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), palestrou para os participantes do evento e debateu sobre a violência doméstica e crimes de feminicídio. 

O prefeito Izaías Régis e o vice, Haroldo Vicente, participaram do momento de discussão. O gestor enfatizou que o Governo Municipal se preocupa com a valorização da mulher. “Na nossa gestão, mais de 65% do total de servidores, entre contratados e efetivos, é formado por mulheres. A Prefeitura de Garanhuns acredita na igualdade de direitos. Quero parabenizar a Secretaria da Mulher, que foi criada na minha antiga gestão em 2013, que atua com extrema qualidade e em qualquer lugar de Pernambuco que eu chego, recebo elogios. Vamos lutar para que as mulheres recebem cada vez mais valorização dentro da sociedade”, completou.

O momento também contou com apresentações culturais da cordelista Edilene Soares, e da contadora de histórias da Biblioteca Ler É Preciso, Jackelline Brasileiro. Nesta edição, a conferência recebe o tema “Mulher e democracia: uma agenda de luta por direitos iguais” e homenageia a garanhuense Ranúsia Alves, morta em 1973, no período da ditadura militar.  

As secretárias municipais Walkíria Alves (Mulher), Rayssa Godoy (Cultura), Janecélia Marins (Desenvolvimento Econômico), Eliane Vilar (Educação), Maria Célia Sobral (Assistência Social e Direitos Humanos), a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Maria José Severo; as vereadoras Carla Patrícia, Andrea Nunes e Luzia Cordeiro; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Priscila Jordão, e a sobrinha neta da homenageada do evento, Veridiana Cabral, compuseram a mesa oficial do evento. 

De acordo com a gestora da pasta, o momento serve para discutir a equidade necessário na sociedade. ”Esta é a segunda conferência após a implantação da Secretaria da Mulher em Garanhuns. Estamos discutindo a garantia de direitos e o protagonismo da mulher dentro da sociedade com representantes de movimentos, do poder público e da sociedade civil. São diversas mulheres e homens que se juntam durante este evento para discutir as demandas específicas da nossa classe”, comentou Walkiria.

A conferência está sendo dividida em três grupos de trabalhos com os eixos temáticos “Descentralização de políticas públicas para as mulheres: avanços e desafios”, “Mulheres: participação nos espaços de poder e estratégias de resistência e fortalecimento das organizações e movimentos de controle social” e “Consolidação de políticas públicas para as mulheres da cidade, campo e povos tradicionais”. Amanhã (29), a partir das 08h, a conferência recebe a presença da deputada Priscila Krause, que atua ativamente na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O Grupo de Mulheres Negras Ubuntu, da comunidade quilombola Timbó, também irá participar do evento, que segue até às 18h,  no Chalé Recepções e Eventos, localizado no bairro Heliópolis.

Assessoria de Comunicação e Imprensa — (ACSI)

Texto: Daniela Batista com Cloves Teodorico — Secom/PMG

Fotos: Daniela Batista — Secom/PMG

Atendimento à imprensa: (87) 3762.0109


Redimensionar Fonte
Contraste