GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Notícias Homenagens marcam 94 anos do Arquivo Público Municipal

Notícias

Homenagens marcam 94 anos do Arquivo Público Municipal

Lei que institui oficialmente o órgão e suas diretrizes foi sancionada em 2013, pelo prefeito Izaías Régis 29 de abril de 2019 Fundado em 1925, pelo então prefeito Euclides Dourado, o Arquivo Público Municipal armazena documentos oficiais dos Poderes Executivo...

Publicado em

Lei que institui oficialmente o órgão e suas diretrizes foi sancionada em 2013, pelo prefeito Izaías Régis

29 de abril de 2019

Fundado em 1925, pelo então prefeito Euclides Dourado, o Arquivo Público Municipal armazena documentos oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo do município. Vinculado à Secretaria Municipal de Administração, o arquivo completou 94 anos na última quinta-feira (25), e diversas homenagens foram prestadas ao órgão e aos servidores que preservam a história de Garanhuns.

Inicialmente, o arquivo funcionava no antigo Paço Municipal; tendo sede também ao longo dos anos no Palácio Celso Galvão, no Jornal O Monitor e no Cine Jardim. Desde 2002, parte do órgão funciona no Centro Administrativo, onde estão catalogados dados de antigos servidores da municipalidade.

Até 2013 o arquivo não era reconhecido em lei; só durante a gestão do atual prefeito Izaías Régis houve a criação da lei nº 3937/2013, que instituiu oficialmente o arquivo e dita suas diretrizes. Atualmente também constam em seu acervo, na Secretaria de Administração, informações de mais de 5 mil servidores ativos; sendo eles efetivos, comissionados e contratados.

Com o intuito de rememorar a data em que o arquivo foi fundado, e os profissionais que fazem parte da sua história, diversas homenagens foram promovidas pelo Governo Municipal. “O arquivo é um rico patrimônio da nossa cidade, responsável pela preservação da nossa história e por disponibilizar documentos essenciais para o funcionalismo público”, destacou o secretário de Administração, Bruno Gomes.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

com informações e fotos cedidas pela Secretaria de Administração

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste