GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Garanhuns utiliza drone para combater Aedes aegypti

Saúde

Garanhuns utiliza drone para combater Aedes aegypti

O objetivo da utilização da ferramenta é identificar com maior facilidadeos possíveis criadouros do mosquito por RUTHE SANTANA A utilização de drone – aeronave não tripulada – é mais uma das alternativas da Secretaria de Saúde de Garanhuns, no combate...

Publicado em

O objetivo da utilização da ferramenta é identificar
com maior facilidadeos possíveis criadouros do mosquito

por RUTHE SANTANA

A utilização de drone – aeronave não tripulada – é mais uma das alternativas da Secretaria de Saúde de Garanhuns, no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. A câmera, instalada no equipamento, possibilita localizar focos do mosquito Aedes aegypti. Após o mapeamento das imagens, estas serão utilizadas pelos agentes de endemias para chegarem até os locais. O objetivo da operação é identificar possíveis criadouros do mosquito em locais de difícil acesso ou que estão fechados e não permitem a entrada dos agentes de endemias.

A aeronave, que filma em resolução 4K, é manipulada por um técnico que acompanha todo o processo por um monitor. A ferramenta irá sobrevoar, inicialmente, os bairros que registraram maior índice no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), até que depois chegue às demais localidades. De acordo com o último mapeamento geográfico realizado em Garanhuns, o município possui mais de 50 mil imóveis. Com as imagens do aparelho, os profissionais de saúde poderão ir direto aos locais identificados com possíveis criadouros do mosquito, agilizando o serviço de tratamento nos focos.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, a utilização do equipamento é mais um reforço no combate ao mosquito. “Usar esse drone será muito importante na inspeção de terrenos e residências que estejam expostos à proliferação do mosquito. Com essas imagens, nós iremos visualizar locais, antes inacessíveis, e poderemos tomar as devidas providências. O drone nos fornecerá imagens de qualidade em tempo real, e as usaremos para avaliar os locais de imediato. Iremos agregar a tecnologia na luta contra o Aedes aegypti”, afirma.

Garanhuns utiliza drone para combater Aedes aegypti Garanhuns utiliza drone para combater Aedes aegypti 3


Fotos: Aquilles Soares e Jefferson Teto – Drone (Secom/PMG)
Data: 01/03/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste