Garanhuns apresenta redução no número de casos graves da Covid-19

Durante última semana epidemiológica o município registrou uma diminuição progressiva dos casos da doença […]

Leia mais…

publicado: 18/06/2021 15h16,
última modificação: 18/06/2021 15h35


De acordo com o último Informe Epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde, Garanhuns apresentou uma queda progressiva nos casos leves e graves da Covid-19. O resultado leva em consideração a análise dos números por semana epidemiológica, que diminuíram no período de 30 de maio a 12 de junho.


Durante a semana epidemiológica nº 23, que compreende o intervalo de 06 a 12 de junho, Garanhuns teve um total de 435 casos leves e 10 casos graves. O número caiu expressivamente quando comparado com a semana epidemiológica nº 21, referente ao período de 23 a 29 de maio, onde o município registrou 801 casos leves e 29 casos graves da Covid-19.


A secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, destaca que os dados epidemiológicos também impactam diretamente na taxa de ocupação dos leitos clínicos de retaguarda e UTI. “Tivemos uma redução considerável na ocupação dos leitos de retaguarda, que estavam todos lotados no fim de maio e hoje apresentam níveis inferiores a 40%. Esta redução também ocorreu de forma menos significativa, mas não menos importante, nos leitos de UTI, com a taxa de ocupação em níveis superiores a 80%”, completa a secretária.

Ampliação da testagem – Com o aumento da capacidade de testagem de pacientes sintomáticos, e entrega do resultado em até uma hora, é possível ter um diagnóstico próximo ao real do número de pessoas infectadas, por meio da confirmação e monitoramento dos casos positivos no município. Este trabalho confere um maior grau de confiabilidade aos números, possibilitando que sejam planejadas as próximas ações e medidas de combate ao vírus.

Os últimos indicadores vêm após a intensificação da vacinação, além da adoção de medidas mais restritivas pelo Governo Municipal durante as semanas com maior número de casos. “Este é um momento fundamental, onde estamos acelerando a vacinação em nosso município, e também não podemos relaxar nas medidas de prevenção. Os números não querem dizer que estamos em uma situação tranquila, mas este é o caminho a seguir para superar a pandemia e salvar vidas em Garanhuns”, finaliza o prefeito Sivaldo Albino.


Texto: Aquilles Soares
Arte: Lucas Monteiro