GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Turismo e Cultura Garanhuenses vencem Prêmio Ariano Suassuna

Turismo e Cultura

Garanhuenses vencem Prêmio Ariano Suassuna

Entrega ocorreu no Recife e premiou 13 mestres da cultura popular, além de dramaturgos da Assessoria de Imprensa Na tarde dessa terça-feira (19), no Teatro de Santa Isabel, em Recife, foi realizada a entrega do I Prêmio Ariano Suassuna de...

Publicado em

Entrega ocorreu no Recife e premiou 13 mestres da cultura popular, além de dramaturgos

da Assessoria de Imprensa

Na tarde dessa terça-feira (19), no Teatro de Santa Isabel, em Recife, foi realizada a entrega do I Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. Entre os vencedores do concurso, estão dois garanhuenses, o mestre de reisado Benoni Bezerra e o estudante de teatro Alex Apolônio. Eles foram contemplados nos segmentos de Mestre da Cultura Popular e Teatro de Formas Animadas, respectivamente.

Durante a solenidade, diversas representações de todo o Estado se apresentaram, entre eles, grupos de mamulengos, reisado, afoxé e banda de pífanos. A entrega dos prêmios foi feita pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em conjunto com o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto.

Na categoria de Mestres da Cultura Popular, um dos vencedores foi o garanhuense Benoni Bezerra de Carvalho, popularmente conhecido como Mestre Benoni, de 74 anos de idade – atualmente, mestre do reisado “Os Três Reis do Oriente”, que possui 103 anos de atividade. “É uma honra para mim ser escolhido como mestre. Estou muito alegre por estar neste teatro maravilhoso, e queria dedicar o prêmio a todos que ajudaram a construir a história do reisado em Garanhuns”, disse, emocionado.

Já no segmento de dramaturgia, o estudante de teatro Alex Apolônio, de 21 anos, natural de Garanhuns, foi um dos vencedores, com o texto “Severino Brincante”; um trabalho fundamentado na poética nordestina e que busca trazer um pouco da cultura popular para o teatro. “O prêmio de verdade que eu recebo é poder ver esses mestres, grupos e ritmos. Tudo isso mexe muito comigo e me sinto contemplado por estar com todos estes fazedores da cultura popular”, declarou.

Sobre o prêmio – O Prêmio Ariano Suassuna foi criado em 2015, durante o 25° Festival de Inverno de Garanhuns. Este é o primeiro ano em que o certificado é concedido a mestres e grupos da cultura popular e dramaturgos. Ao todo, 125 propostas foram inscritas, sendo 70 de cultura popular e mais 55 obras de dramaturgia; todas analisadas durante o período de 13 de maio à 15 de junho.

IMG_2948 IMG_2954 IMG_2973 IMG_3042 IMG_3027 IMG_3020 IMG_3004 IMG_3045

IMG_3026

Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG
Data: 20/07/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109 

Redimensionar Fonte
Contraste