GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Filig: Mediações de leitura contam com participação de alunos das escolas municipais

Educação

Filig: Mediações de leitura contam com participação de alunos das escolas municipais

Evento segue até o domingo (27), no Centro de Produção Cultural do Sesc [...]Leia mais...


24 de outubro de 2019

O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig) iniciou suas atividades nesta quinta-feira (24), no Centro de Produção Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), com muita literatura, exposições de arte e cultura. Durante toda a programação do festival, que recebe o tema “Africanidades: um mundo de histórias e memórias”, os alunos da Rede Municipal serão mediadores de leitura com autores de livros sob orientação dos professores de Salas de Leitura do município. Nesta quinta-feira (24), a aluna, Raquelly Gonçalves, e professora, Graciela Barros, da Escola Municipal Jaime Luna, conversaram com o autor e ilustrador sul-africano, Piet Grobler. O artista criou mais de oitenta livros, que foram publicados em 17 idiomas. O Filig segue até o domingo (27).

A professora, Graciele Barros, explicou o processo de preparo para a mediação. “Quando nós recebemos o convite, começamos a pesquisar a história e obra do autor e preparamos a nossa estudante. Nós também montamos um roteiro de perguntas para que estivéssemos preparadas na hora da atividade”, completou.   

A aluna, Raquelly Gonçalves, estuda 5° ano e comentou sobre a experiência de mediar uma roda de conversa. “Fiquei muito feliz, eu sempre quis estar em algum lugar entrevistando alguém. Espero receber esse convite mais vezes pois é meu sonho e eu me senti muito bem”, comentou. 

Estudantes das escolas Letácio Brito, Artur Maia, Ernesto Gueiros, Julião Capitó, José Brasileiro, José Ferreira, Mário Matos, Francisco Pereira Lopes, Luiz Tenório, Deocleciano Guedes, Jaime Luna, Anália de Souza também visitaram a feira. 

Confira a grade de atividades da Rede Municipal no Filig:

Dia 25/10/2019 – 9h às 10h — Conversa com a autora Kiusam de Oliveira (SP), com a estudante da Escola Jaime Luna, Geovana Domingos; Orientação das professoras Graciela, Edilson e Simone;

Dia 25/10/2019 – 13h às 14h — Conversa com o autor Hugo Monteiro (PE), com o estudante da Escola Letácio Brito Pessoa, Gabriel Arnaldo. Orientação da professora Marissônia;

Dia 26/10/2019 – 14 às 15h — Conversa com o autor Sunny (NGR) com a estudante da Escola Artur Brasiliense Maia, Rhanna Gabrielle De Goes Soares. Orientação das professoras Nivea e Teresinha;

Dia 26/10/2019 – 15h às 16h — Conversa com a autora Teresa Cárdenas (CU), com estudante da Escola Silvino Almeida de Oliveira, Rayne Pereira Da Silva. Orientação da professora Josenir Alves.

A programação completa do evento está disponível: http://filigfestival.com.br/

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Atendimento à imprensa: (87) 3762.0109  


Redimensionar Fonte
Contraste