Familiares de pacientes participam de ação do Janeiro Branco

publicado: 25/01/2019 19h11,
última modificação: 25/01/2019 19h11

Atividades aconteceram nesta sexta (25), no Centro de Atenção Psicossocial 24h

25 de janeiro de 2019

Familiares de pacientes que integram a Rede de Saúde Mental do município participaram, nesta sexta-feira (25), de uma ação integrativa realizada no Centro de Atenção Psicossocial 24h (Caps Flores). A iniciativa, em alusão a campanha Janeiro Branco, busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

O momento contou com palestras sobre educação em saúde e prevenção, além de atividades em grupo — promovidas pelas equipes do Caps Flores, da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB); com relaxamento e controle da respiração.

Os participantes também foram beneficiados com auriculoterapia e avaliação nutricional. “Tenho pacientes na minha família, e posso afirmar que o trabalho dessa equipe é ótimo. Vir aqui hoje me despertou uma série de curiosidades, pois a gente precisa se cuidar para ouvir o outro”, afirmou o aposentado Cláudio José da Silva, de 64 anos.

A psicóloga do Caps, Geane Melo, destacou ainda a importância da campanha para levantar a discussão sobre o cuidado prévio com a saúde. “Muitas pessoas só procuram o serviço quando adoecem. E isso é um traço cultural que favorece para que o sujeito sofra ainda mais. E esse movimento intersetorial que acontece nesse mês é muito importante, porque é possível trabalhar a saúde mental do paciente junto com a Rede, falando sobre suas emoções e cuidando da qualidade de vida”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Aquilles Soares — Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109