Estudantes apresentam projetos desenvolvidos no internato médico em Garanhuns

publicado: 08/01/2019 13h02,
última modificação: 08/01/2019 13h02

Atividades de intervenção foram produzidas durante último semestre de 2018, na Rede Municipal de Atenção Básica

07 de janeiro de 2019

Foram apresentados, nesta segunda-feira (07), na sede da Universidade de Pernambuco (UPE) — Campus Garanhuns, a apresentação dos projetos de intervenção desenvolvidos durante o último semestre do internato médico na atenção básica do município. O momento contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, além dos coordenadores do internato e professores da universidade.

Durante o último ano os estudantes do curso de medicina tiveram como cenário a Rede Municipal de Atenção Básica. A iniciação na prática clínica contou com a preceptoria dos profissionais que integram as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Durante todo período, os estudantes desenvolveram projetos de intervenção, voltados para o fortalecimento da assistência em saúde da população, na comunidade em que atuaram.

Ao todo, 36 alunos participaram do internato em Garanhuns, em diversas áreas da Secretaria; evitando assim, o deslocamento dos mesmos para outras cidades do Agreste, ou para a capital do Estado, como explica a coordenadora do curso e supervisora do rodízio de atenção básica, Maria Laura Rodrigues. “O internato veio como uma ferramenta para garantir um campo de prática para os estudantes, além de diminuir essa saturação que existe nas capitais; e veio também responder a interiorização do curso de medicina”, afirmou.

Na apresentação de hoje, além da equipe da pasta, também estiveram presentes a secretária de Saúde, Nilva Mendes, o secretário-adjunto da pasta, Harley Davidson, e as coordenações de Atenção Básica e Educação Permanente do município. “Esta parceria é importante para as duas partes, pois a Secretaria abre um campo social para participação direta dos estudantes, o que impacta diretamente na assistência em saúde da população”, afirmou a titular da pasta, Nilva Mendes.

A segunda turma de estudantes vai dar início às atividades do internato a partir da próxima segunda-feira (14).

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa – (ACSI)
Texto: Aquilles Soares – (Secom/PMG)
Fotos: Daniela Batista – (Secom/PMG) / cedidas pela Secretaria de Saúde
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109