Enfermeiras de Garanhuns são capacitadas para realizar coleta de citologia

publicado: 15/03/2017 13h32,
última modificação: 15/03/2017 13h32

Formação que segue até a próxima sexta-feira (17) tem como objetivo qualificar cerca de 40 enfermeiras do município

por AQUILLES SOARES

16 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), iniciou ontem (14), uma capacitação destinada às enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns. A iniciativa busca especializar as profissionais na coleta de citologia oncótica, que é o exame responsável pelo diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. A expectativa é de que cerca de 40 enfermeiras sejam treinadas na utilização de técnicas para a coleta do material citológico até a próxima sexta-feira (17).

Em Garanhuns, o Cesmuc é responsável pelo encaminhamento do material para os laboratórios de análise que disponibilizam o diagnóstico posteriormente. Ao todo, dez servidoras seguem sendo capacitados por dia, com a instrução do biomédico Joélyton Bezerra, que apontou descrições sobre o procedimento de recepção do paciente, bem como as orientações que devem ser repassadas e encaminhamentos.

A coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, ressalta a importância da formação para o atendimento aos pacientes. “Temos novos profissionais que precisam estar habituados com a coleta citológica. Graças a este momento, em conjunto com os laboratórios que prestam serviços à prefeitura, podemos tirar as dúvidas das enfermeiras que fazem este tipo de atendimento diariamente”, declarou.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

unnamed (1)

unnamed (2)