GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Enfermeiras de Garanhuns são capacitadas para realizar coleta de citologia

Saúde

Enfermeiras de Garanhuns são capacitadas para realizar coleta de citologia

Formação que segue até a próxima sexta-feira (17) tem como objetivo qualificar cerca de 40 enfermeiras do município  por AQUILLES SOARES 16 de março de 2017  A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades da Saúde da...

Publicado em

Formação que segue até a próxima sexta-feira (17) tem como objetivo qualificar cerca de 40 enfermeiras do município

 por AQUILLES SOARES

16 de março de 2017

 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), iniciou ontem (14), uma capacitação destinada às enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns. A iniciativa busca especializar as profissionais na coleta de citologia oncótica, que é o exame responsável pelo diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. A expectativa é de que cerca de 40 enfermeiras sejam treinadas na utilização de técnicas para a coleta do material citológico até a próxima sexta-feira (17).

Em Garanhuns, o Cesmuc é responsável pelo encaminhamento do material para os laboratórios de análise que disponibilizam o diagnóstico posteriormente. Ao todo, dez servidoras seguem sendo capacitados por dia, com a instrução do biomédico Joélyton Bezerra, que apontou descrições sobre o procedimento de recepção do paciente, bem como as orientações que devem ser repassadas e encaminhamentos.

A coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, ressalta a importância da formação para o atendimento aos pacientes. “Temos novos profissionais que precisam estar habituados com a coleta citológica. Graças a este momento, em conjunto com os laboratórios que prestam serviços à prefeitura, podemos tirar as dúvidas das enfermeiras que fazem este tipo de atendimento diariamente”, declarou.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

unnamed (1)

unnamed (2)

 

Redimensionar Fonte
Contraste