GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Assistência Social e Direitos Humanos Encontro celebra os 192 anos do sistema Braille em Garanhuns

Assistência Social e Direitos Humanos

Encontro celebra os 192 anos do sistema Braille em Garanhuns

Momento foi realizado no Parque Euclides Dourado e reuniu vários representantes da pessoa com deficiência visual da Assessoria de Imprensa Na tarde desta quarta-feira (04), data em que é comemorado o dia mundial do Braille e o nascimento do criador...

Publicado em

Momento foi realizado no Parque Euclides Dourado e reuniu vários representantes da pessoa com deficiência visual


da Assessoria de Imprensa

Na tarde desta quarta-feira (04), data em que é comemorado o dia mundial do Braille e o nascimento do criador do sistema, Loius Braille; o Parque Euclides Dourado foi palco de um encontro entre diversos representantes da pessoa com deficiência visual. Estiveram presentes na ocasião servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) e do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (Cap). O momento teve como objetivo levar até as camadas da população a importância do sistema, que completou 192 anos hoje.

Ainda durante o encontro, órgãos municipais e estaduais estiveram unidos para discutir melhorias no atendimento e a disponibilização da literatura Braille em bibliotecas públicas, respeitando a lei de nº 13 146, de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que é destinada a promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da classe, visando à sua inclusão social e cidadania.

O dirigente da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Paulo Fernando, destacou a integração entre as instituições para promover a acessibilidade. “Esse encontro é de grande importância para promover a sensibilização da própria sociedade a conhecer o sistema de escrita e leitura da pessoa cega, bem como incentivar os municípios e bibliotecas a terem seus acervos impressos no sistema Braille”, declarou.

Também foram disponibilizados exemplares de livros em Braille, como forma de evidenciar que apesar das novas tecnologias desenvolvidas, essa ainda é a grande ferramenta aliada das pessoas com deficiência visual. Já que a partir da combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o sistema possibilita a formação de 63 caracteres que representa as letras do alfabeto.

O presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), Antônio Muniz, exaltou a escolha de Garanhuns para sediar o encontro, já que o município é tido como referência em políticas públicas na área. “Foi deliberado que a atividade seria aqui para conscientizar uma parte da população, levando em consideração todo o movimento que já existe na cidade. Enfim, Garanhuns já tem toda uma estrutura que permitiu a divulgação desse maravilhoso sistema de seis pontos”, finalizou.

IMG_8878

IMG_8870

Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG
Data:04/01/2017
Atendimento à imprensa:
3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste