GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Assistência Social e Direitos Humanos Dia da Consciência Negra é vivenciado em programação na comunidade Estivas

Assistência Social e Direitos Humanos

Dia da Consciência Negra é vivenciado em programação na comunidade Estivas

Diversas atividades estão sendo promovidas com o intuito de promover um resgate da identidade afrodescendente [...]Leia mais...



20 de novembro de 2019

Os moradores da Comunidade Quilombola Estivas foram beneficiados, nesta quarta-feira (20), com uma programação especial, desenvolvida em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Diversas atividades estão sendo promovidas ao longo do dia, pela equipe de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo da Universidade de Pernambuco (UPE). Também vivenciaram a iniciativa os alunos da Escola Municipal Batista da Esperança, além de beneficiários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) do Castainho e Estivas, e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. O vereador Mário dos Santos (Marinho da Estivas) também esteve presente durante a ação.

Os participantes foram contemplados com aulão de educação física; oficinas de turbantes, confecção de bonecas abayomi (pequenas bonecas de pano), produção de cosméticos naturais e alimentação saudável. Além da promoção de atividades terapêuticas, por meio de auriculoterapia e ventosaterapia. No período da noite, a ação ‘Revivendo Zumbi’, vai levar uma programação cultural até a comunidade.

A programação teve como intuito promover um resgate da identidade cultural dos moradores do Estivas, além de promover a valorização da população negra do município. “Trabalhar com a prevenção de doenças e promoção da saúde é de grande importância, e fazemos isso em diversos segmentos. O dia de hoje foi escolhido para alavancar este processo, com atividades pedagógicas e psicológicas, visando o aumento da autoestima” pontuou o professor e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Campo, Itamar Lages.

Dia da Consciência Negra — O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente, no Brasil, por meio da lei n° 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é lembrada anualmente no dia 20 de novembro, em referência a morte de Zumbi dos Palmares, líder que lutou pelo fim da escravidão no país, comandando uma comunidade quilombola no estado de Alagoas, no século XVII.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste