GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Defesa Civil Chuvas: Defesa Civil emite recomendações de segurança

Defesa Civil

Chuvas: Defesa Civil emite recomendações de segurança

Alerta Amarelo prevê alagamentos pontuais e descargas elétricas [...]Leia mais...


31 de dezembro de 2019

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Garanhuns (Compdec) divulgou na tarde desta terça-feira (31), recomendações para a segurança da população em caso de intensificação das chuvas, já registradas desde o início desta tarde. A previsão do tempo e as imagens de satélite mostram que a região Nordeste, incluindo partes do Agreste pernambucano, está sob a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis — fenômeno meteorológico que causa chuvas fortes durante o verão, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. 

O Alerta Amarelo mostra que há variação de intensidade da chuva de fraca à forte. De acordo com a Defesa Civil, há registro de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, de 40 av60 km/h. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e de descargas elétricas.

Entre as recomendações do órgão estão, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se ainda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados em energia e em caso de aparecimento de rachaduras em paredes, piso e barreiras, sair do imóvel e ir para local seguro.

Em casos mais urgentes, a população é orientada a acionar o Corpo de Bombeiros, pelo contato de emergência 193. A Defesa Civil de Garanhuns segue no monitoramento das chuvas. 

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI

Texto: Cloves Teodorico (Secom/PMG)

Imagem: Divulgação

Redimensionar Fonte
Contraste