Centro de Controle de Zoonoses intensifica recolhimento de animais no perímetro urbano de Garanhuns

publicado: 06/03/2017 09h49,
última modificação: 06/03/2017 09h49

Entre os meses de janeiro de fevereiro já foram recolhidos mais de 150 animais errantes na cidade

por AQUILLES SOARES

03 de março de 2017

Diante do grande número de animais soltos em vias públicas do município, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está intensificando os serviços de recolhimento. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o 9º Batalhão de Polícia Militar, o objetivo é atuar também em rodovias estaduais e federais que apresentem casos de animais errantes, a fim de promover maior segurança aos motoristas e pedestres.

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, 179 animais de grande porte foram apreendidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Um número atípico que se deve ao grande abandono de animais por parte de seus proprietários em decorrência do período de estiagem, que acarreta em inúmeras dificuldades aos pecuaristas da região. Em 2017, através da adoção de cães, gatos e animais de grande porte, 81 animais albergados foram doados, graças à participação ativa dos munícipes.

O serviço é feito por meio de rondas em áreas que apresentam um alto índice de animais abandonados e também do registro das denúncias feitas pela população. “Infelizmente aqui no bairro os animais vivem soltos, entrando nas casas e passando na frente dos carros. Esse trabalho de tirá-los do meio da rua é muito importante. Por isso, acho que a população também precisa se conscientizar”, disse o vendedor José Maria de Souza, 50 anos.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo de Gois, explicou a importância de desenvolver atividades em conjunto com outros órgãos municipais, a fim de otimizar os serviços. “Estivemos reunidos durante a última semana para discutir de que maneira podemos aperfeiçoar o atendimento. Sabemos que é um período difícil, onde muitos proprietários têm abandonado seus animais e eles acabam vagando pelas ruas da cidade. Com o objetivo de atender à demanda no município contamos com a participação da população, realizando denúncias e informando o local onde estão sendo constatados animais soltos”, declarou.

Serviço – Caso a população esteja interessada em realizar denúncias, tirar dúvidas ou fazer alguma sugestão o telefone de contato é: (87) 3762-7024, e está disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na rua Maria Bernadete Penante S/N, Manoel Camelo.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

0b0ebdb1ac54cb26e20d1e568e3b703c

73813889808fe8f4eee3e1757e26e9e1