Campanha de vacinação contra gripe tem início no dia 10 de abril

publicado: 28/03/2019 17h22,
última modificação: 28/03/2019 17h22

Em Garanhuns, vacina estará disponível para público alvo em todas as Unidades Básicas de Saúde

28 de março de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, promove, durante o período de 10 de abril a 31 de maio, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, a iniciativa segue novas recomendações emitidas pelo Ministério da Saúde; no intuito de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da vacinação. O Dia D da campanha será realizado no dia 04 de maio.

Nesta campanha, além das pessoas com 60 anos ou mais de idade, serão imunizadas as crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, o público alvo representa aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo país. A meta da campanha é vacinar pelo menos, 90% desse total. Visando atingir o número, novas estratégias de imunização foram adotadas, de forma que, no período de 10 a 19 de abril, a vacina será destinada exclusivamente para as crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes em qualquer fase da gravidez. Já de 28 de abril a 31 de maio, serão vacinados todos os grupos prioritários no país.

Em Garanhuns a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que vão imunizar das 08h às 15h30. Já no Dia D da campanha, que acontece no dia 04 de maio, todas unidades estarão funcionando 08h às 17h, além de dois pontos de apoio, localizados no Largo do Colunata e na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Arquivo (Secom/PMG)