Caminhada marca Dia Nacional do Surdo em Garanhuns

publicado: 26/09/2018 16h22,
última modificação: 26/09/2018 16h22

Ação contou com a participação da comunidade surda do Agreste Meridional

26 de setembro de 2018

A caminhada em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, data que é vivenciada nesta quarta-feira (26), percorreu diversas ruas de Garanhuns, e teve a participação da comunidade surda do Agreste Meridional. A iniciativa lembrou o movimento Setembro Azul, que reflete sobre o histórico de lutas e conquistas da população surda. Em Garanhuns, a caminhada foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio da Central de Interpretação de Libras; com a Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comud), e o Centro de Reabilitação em Educação Especial (CREE) de Garanhuns, e as Secretarias de Turismo e Cultura; e Juventude, Esportes e Lazer.

A caminhada tem o intuito de reafirmar a importância do ensino Língua Brasileira de Sinais (Libras), já que o mês de setembro é especialmente voltado para a garantia da inclusão de pessoas surdas na sociedade e a comunicação delas com as demais, por meio das Libras. Estiveram presentes também, representantes das pastas de Educação, Saúde e Mulher.

Após a concentração no Largo do Colunata, os participantes seguiram pela avenida Santo Antônio, em sentido ao bairro Heliópolis, até o Parque Euclides Dourado; no local foram promovidas atividades de recreação, teatro, música. Durante a caminhada também foi realizada a distribuição de material informativo relacionado ao Setembro Azul e acerca do Benefício da Prestação Continuada (BPC Idoso e Pessoa com Deficiência).

O coordenador da Central de Libras, Wender Torres, ressaltou à importância da data para a população surda. “Desde o ano de 1990 os surdos se reúnem todos os anos para lutar pela garantia dos seus direitos. Essa caminhada acontece em todo o país, e o foco este ano é a garantia por uma educação bilíngue, que seja pensada para os surdos, ministrada em língua de sinais”, finalizou.

Sobre a data — O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, e é importante para que a população possa refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e se questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados.

Texto e fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Com informações da SASDH
Imagem: Divulgação
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109