O encontro contou com a participação da coordenadora de pesquisa do inventário e doutora em História Social, Bruna Brusantin
25 de julho de 2019
Brincantes de reisados de Garanhuns e região se reuniram hoje (25), na Escola Estadual Professor Henrique Dias, para uma oficina de formação cultural sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais dos Reisados de Pernambuco, ministrada pela coordenadora de pesquisa do inventário na época do desenvolvimento (2013) e doutora em História Social, Bruna Brusantin. Membros da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho Estadual de Políticas Culturais também participaram do momento. A oficina faz parte da programação do 29° Festival de Inverno de Garanhuns.
Durante a formação, foi exibido um documentário sobre a história dos reisados e uma contextualização dos folguedos em Pernambuco. Levantamento dos bens, enredo de formação, dança, entremeios, saberes e fazeres, música, celebração e religião também foram temas discutidos no encontro. O grupo também discutiu propostas de valorização e elaboração de documentos que buscam valorizar o Reisado.
De acordo com o coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, Marcelo Renan, é importante que os mestres de Garanhuns participem das formações culturais. “Esta ação é realizada em parceria com as coordenações de Patrimônio Imaterial e Cultura Popular, do Governo do Estado. Foi criado um inventário para os reisados de Pernambuco entre 2012 e 2014 e a partir daí, fizemos uma pesquisa que resultou em um dossiê sobre esse folguedo. Ele foi entregue ao Iphan, com o intuito de registrar os reisados de Pernambuco como Patrimônio Cultural do Brasil. Aqui em Garanhuns, encontramos muitos mestres e é importante que eles participem desses encontros”, explicou.
O mestre Vitorino, que comanda o Reisado Santíssimo Redentor, de Garanhuns, destacou a importância da realização de encontros. “Esses momentos são muito importantes, porque servem para esclarecer e discutir tópicos importantes do nosso Reisado. A gente sai daqui fortalecido para continuar na luta de tornar o Reisado um Patrimônio Cultural do Brasil”, comentou.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109