GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Coronavírus Boletim informativo – 19.03.2020

Coronavírus

Boletim informativo – 19.03.2020

A Secretaria de Saúde, através da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira (19/03) duas pessoas encontram-se em fase de investigação para o novo coronavírus (Covid-19) no município de Garanhuns. Ambos os casos estão em isolamento domiciliar e...

Publicado em

A Secretaria de Saúde, através da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira (19/03) duas pessoas encontram-se em fase de investigação para o novo coronavírus (Covid-19) no município de Garanhuns. Ambos os casos estão em isolamento domiciliar e monitoramento pela equipe local. De acordo com a NOTA TÉCNICA N°3/2020 publicada também ontem (19/03) pela Secretaria Estadual de Saúde, esses dois casos não se enquadrariam mais na definição como ‘suspeitos’, consequentemente sem a necessidade de notificação. Essa medida segue a orientação do Ministério da Saúde, já que Pernambuco possui casos confirmados por transmissão comunitária, o que resulta na notificação apenas de casos graves da doença (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Ou seja, serão notificados e identificados apenas casos graves – pessoas que apresentem falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso do antitérmico. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Estado não vai mais testar casos leves nem assintomáticos. Logo, os números apresentados em boletins epidemiológicos serão apenas destes casos. Isso não significa que a circulação do vírus não esteja acontecendo em Garanhuns. É preciso salientar junto a população que as medidas de controle de circulação de pessoas serão intensificadas nos próximos dias a partir da publicação de portarias e decretos municipais.

A partir de agora serão consideradas as seguintes definições de caso:

Os casos de SRAG devem ser notificados de forma imediata (até 24 horas) pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento, ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS- PE) com a digitação na Plataforma Online Cievs: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id aRlicacao=52874, anexando a ficha de SRAG do SIVEP Gripe preenchida.

As medidas de prevenção e controle estão sendo tomadas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, que diariamente têm emitido novas informações referentes ao manejo clínico dos casos e encaminhamento correto dos casos mais graves.

Entre 80-85% dos casos da Covid-19 vão se comportar como um quadro gripal leve, cujos cuidados que devem ser seguidos passam por manter o isolamento social, uma boa hidratação e alimentação, até a adesão cotidiana de medidas de etiqueta respiratória (cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar) e higiene básica, como lavar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão. Importante salientar: apesar de ser indicado como alternativa, a utilização do álcool gel para higienização das mãos não é completamente efetiva sem a devida lavagem com água e sabão, devendo seu uso ser condicionado apenas aos casos em que a higienização das mãos não possa ser feita da primeira forma.

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO A TRANSMISSÃO DO COVID-19

Considerando a atual situação da Pandemia do Covid-19 em Pernambuco, a publicação do Decreto Estadual nº 48.822/2020, a Secretaria de Saúde informa quais as medidas temporárias foram tomadas em relação ao funcionamento da rede (própria e conveniada) de serviços:

Procedimentos Regulados para Caruaru e Recife (23/03)

  • Estão suspensos os procedimentos regulados para os seguintes locais: IFP, PROCAPE, IMIP, RHP, CENEL, HUOC, MULTIMAGEM, HC, CEMUPE, HOF, FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA. O Serviço Social da Secretaria de Saúde do município estará entrando em contato com pacientes para informar dos procedimentos suspensos.

Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado – UPAE (20/03)

  • As consultas especializadas estão suspensas até 31/03/2020, podendo se prolongar por mais tempo. A unidade informa que os agendamentos internos (Exemplo: levar exames, fechar diagnóstico), serão atendidas pela referida unidade.

Ambulatório Hospital Regional Dom Moura

  • Suspensão de todos os atendimentos eletivos.

Hospital Infantil Palmira Sales (a partir de 19/03)

  • Suspensão de todos os atendimentos referentes às Consultas Especializadas, EXCETO OS DE CÁRATER EMERGENCIAIS;
  • Suspensão de todos os procedimentos, EXCETO OS EMERGENCIAIS;
  • Suspensão das cirurgias de caráter ELETIVO, podendo ser realizadas somente aquelas que após avaliação médica sejam consideradas EMERGÊNCIA;
  • Suspensão das cirurgias de catarata (realizadas através da OFTALMO PE nesta unidade);
  • Suspensão de visitas aos pacientes internos;
  • Será permitida apenas a presença de 01 acompanhante e, na necessidade de troca de acompanhante, esta deverá ser realizada na entrada desta Unidade;
  • No caso das parturientes, em que o acompanhante não seja o pai da recém nascido, será permitida a visita deste, desde que o acompanhante realize a troca na entrada desta Unidade;
  • Está mantido apenas o ATENDIMENTO OBSTÉTRICO DE BAIXO RISCO.

Centro de Especialidades Luís Lessa – CELL (a partir de 23/03)

  • Suspensão de todos os atendimentos ambulatoriais.

Centro de Saúde da Mulher e da Criança – CESMUC (a partir de 23/03)

  • Suspensão de todos os atendimentos ambulatoriais.

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO (a partir de 19/03)

  • Serão suspensos os procedimentos eletivos;
  • Será mantido rodízio de profissionais para realização de procedimentos de emergência;
  • Profissionais que não estejam em serviço pelo CEO, serão deslocados para apoiar as Unidades que não possuem equipe de Saúde Bucal. Programa Municipal de Imunização – PNI
  • Campanha de Vacinação para Influenza voltado ao população idosa: será realizada através de visitas domiciliares. Esta população não precisará sair de casa para ser imunizada. Para isso, durante o período da campanha, será ampliado o quadro de Técnicos de Enfermagem para realização das vacinas (sempre com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual).

Laboratórios Credenciados

  • Suspensão das coletas de material para exames laboratoriais, com exceção para situações de emergência, sejam elas nas Unidades Básicas de Saúde ou no próprio laboratório.

Prestadores de Serviços Credenciados

  • Suspensão de todos os serviços.

A SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA QUE OS PACIENTES AGUARDEM O CONTATO DAS UNIDADES E/OU PRÓXIMOS BOLETINS INFORMATIVOS QUANTO À REMARCAÇÃO DE CONSULTAS E PROCEDIMENTOS. A gestão da pasta pede para que nenhum destes pacientes procurem os ambulatórios (CELL e CESMUC) a partir da data mencionada acima, a fim de diminuir o fluxo de pessoas nestes espaços.

ESCLARECIMENTOS

De acordo com recomendação do PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, elaborado pelo Ministério da Saúde, como o município de Garanhuns não se caracteriza como local onde existe transmissão comunitária do vírus, o uso de máscara enquanto Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde se organiza da seguinte forma:

  • Deverá ser utilizado a máscara do tipo N95/PFF2 somente para procedimentos produtores de aerossóis;
  • Durante atendimento do paciente em consultório deverá ser utilizada máscara do tipo cirúrgico;
  • Não é necessário o uso na recepção/triagem/visita, desde que mantida distância de 1 metro.

RECOMENDAÇÕES

Aos viajantes, recomenda-se, dentro do possível, evitar viajar para lugares que apresentem surtos de COVID-19. Em caso contrário, devem-se estar atentos as recomendações vigentes para o Estado ou País e a seu regresso seguir as indicações da Autoridade Sanitária, com ênfase no auto-relato se tiver sintomas sugestivos de COVID19. Caso você tenha viajado nos últimos dias para localidades com essas características e independente da presença de sintomas sugestivos para a doença, a recomendação é o isolamento domiciliar por sete dias.

Nilva Maria Mendes de Sá

Secretaria Municipal de Saúde

Presidente do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) do município de Garanhuns/PE.

Redimensionar Fonte
Contraste