GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Desenvolvimento Econômico Prefeito Izaías Regis recebe grupo de professores e empresários

Desenvolvimento Econômico

Prefeito Izaías Regis recebe grupo de professores e empresários

Apresentação de proposta de lei de inovação municipal foi a pauta do encontro 22 de agosto de 2019 Na tarde de ontem (21), estiveram presentes, no gabinete do prefeito Izaías Régis, os professores Alixandre Thiago e Luís Filipe, do curso...

Publicado em


Apresentação de proposta de lei de inovação municipal foi a pauta do encontro


22 de agosto de 2019

Na tarde de ontem (21), estiveram presentes, no gabinete do prefeito Izaías Régis, os professores Alixandre Thiago e Luís Filipe, do curso de Ciência da Computação da UFRPE-UAG; Leonardo Soares, do curso de Tecnologias em Desenvolvimento de Software do IFPE; e os empresários Mauro Pacheco e Petros Barreto. O tema da reunião foi a importância da criação e de instrumentos de fomento à inovação na cidade de Garanhuns por meio de um projeto de lei de inovação.

Para o prefeito Izaías, além da vocação natural do turismo da cidade, Garanhuns também pode se beneficiar da aplicação de conhecimento de tecnologia da informação e outros saberes presentes oriundos das universidades pelas empresas e indústrias locais. “Isso é a economia do futuro”, defendeu o gestor.

O professor Alixandre explanou a minuta do projeto de lei, que foi criada e revisada por integrantes de um grupo de profissionais chamado de TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação para o Agreste Meridional), que se basearam em experiências já existentes em Florianópolis (SC), considerada cidade referência na criação de instrumentos legais de inovação no país.

A minuta de lei prevê, dentre outros, a criação de um conselho municipal de inovação, um fundo municipal de inovação, o programa de incentivo à inovação e o plano de inovação do executivo municipal. O prefeito apoiou ainda o estudo sobre a adoção de um mecanismo de redução do imposto sobre serviços (ISS) para atração de empresas de base tecnológica para a cidade e reafirmou o apoio para tornar Garanhuns uma cidade cada vez mais moderna e com geração de empregos qualificados.

Os dois empresários confirmaram a importância do instrumento, além de terem apresentado um pouco da atuação deles no segmento de tecnologia na cidade, um deles gerando inclusive 17 vagas de estágios e empregos na área de computação, a partir de projetos financiados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Articularam a reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, e o assessor do prefeito, Wanderley Lopes. Para a secretária, o município já vem incentivando ações nesse sentido, que poderão ser potencializadas com a existência da lei de fomento.

De acordo com o assessor Wanderley Lopes, a minuta da lei será encaminhada à procuradoria jurídica da prefeitura para análise e posterior envio ao legislativo municipal para as devidas discussões.

*TEIA é um grupo formado por membros da UFRPE, IFPE, AESGA, UPE, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Empresários, SEBRAE e representantes da comunidade de empreendedorismo Sete Colinas que tem por objetivo auxiliar na promoção e desenvolvimento do ecossistema local, referente a tecnologia e inovação.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Fotos cedidas e com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

Redimensionar Fonte
Contraste