Vida e obra de Dominguinhos são apresentadas em escolas de Garanhuns

publicado: 03/04/2017 19h20,
última modificação: 03/04/2017 19h20

Projeto contempla cinco escolas da Rede Municipal de Ensino e deve alcançar mais de 300 crianças

por CLOVES TEODORICO

Incluído na proposta de resgate cultural do Viva Dominguinhos, o projeto “Desmistificando a Sanfona” começou a ser vivenciado em escolas de Garanhuns nesta segunda-feira (3), na Escola Instituto Bíblico do Norte. A ação, que consiste numa aula-espetáculo sobre a história de vida e música do garanhuense José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, percorrerá outras quatro instituições de ensino, beneficiando mais de 300 estudantes.

A primeira edição do projeto ocorreu em 2015. Neste ano, o workshop permanece sendo conduzido pelo professor e músico Éder Santos Batista. No conteúdo vivenciado em sala de aula a história de vida de Dominguinhos é detalhada; noções básicas sobre o instrumento – acordeom – que levou o Mestre instrumentista ao sucesso também são repassadas ao decorrer da explanação.

“Eu costumo dizer toda vez que vou ministrar esse momento que ele é o pontapé inicial do Viva Dominguinhos. De maneira dinâmica, nós buscamos aproximar as crianças com a musicalidade regional. Levo comigo diversos modelos de sanfonas e um percussionista que dá suporte no trabalho de identificação de ritmos. É um verdadeiro mergulho cultural”, registra o professor Éder.

Amanhã (4), a atividade acontece na Escola Giselda Vieira Belo; na quarta-feira (5), a caravana chega à Escola Virgília Garcia Bessa, na comunidade quilombola Castinho; já na quinta-feira (6) o momento será realizado na Escola Hanser Alexandre, localizada no bairro Magano; e na sexta-feira (7), encerrando a programação, os alunos da Escola Amélia Maria, no bairro Liberdade, recebem a ação.

Viva Dominguinhos – O evento, de iniciativa da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, chega a sua quarta edição. Neste ano, o Viva Dominguinhos acontece de 20 a 22 de abril, com programação na Praça Cultural e no Espaço Colunata, onde se apresenta, no dia 21, a partir das 11h, a Escola de Acordeom Mestre Dominguinhos – comandada pelo professor Éder Santos.

Desmistificando a sanfona - Eduarda  Vasconcelos - 030417 (4) Desmistificando a sanfona - Eduarda  Vasconcelos - 030417 (6)

Data: 03 de abril de 2017

Fotos: Eduarda Vasconcelos – Secom/PMG