Vacinação contra HPV acontece em Garanhuns

publicado: 31/03/2016 17h02,
última modificação: 01/04/2016 09h08

A vacina irá reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero e tem 98% de eficácia

por RUTHE SANTANA

Garanhuns está realizando a campanha de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano). A vacinação reforça as ações de prevenção da HPV e tem 98% de eficácia. Neste ano, o público-alvo da campanha são meninas de 9 anos de idade e, também, serão vacinadas as meninas de 10 a 13 anos de idade que ainda não foram vacinadas ou não completaram as duas doses do esquema vacinal. A imunização está sendo realizada nas instituições de ensino até o dia 20 de abril e, posteriormente, estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns.

O tema da campanha neste ano é “Proteja o futuro de quem você ama”. O secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, reforça a importância da imunização. “Nós sabemos o valor que essa vacina tem para proteger as nossas adolescentes. Se elas estiverem vacinadas chegarão à idade adulta livre de ameaça de uma doença como o câncer do colo do útero, que hoje é responsável pela quarta causa de morte na população feminina brasileira. Por isso incentivamos os pais e responsáveis a estar atentos quanto a aplicação dessa vacina em suas filhas”, ressalta o titular da pasta.

A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional. O esquema vacinal define que a imunização contra HPV deve ser em duas doses. A primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e, a segunda, seis meses depois.

HPV:Vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil óbitos em 2016.

vacinação


Fotos: cedidas pela Secretaria de Saúde de Garanhuns
Data: 31/03/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109

 

 

 

Luanny Porto

Gerente de Publicidade e Propaganda

(87) 9662-4971 portoluanny@gmail.com

 

Jacqueline Menezes 

Secretária de Comunicação Social

(87) 9821.2875 | jacqueline.secomgaranhuns@gmail.com 

 

 

Caso não tenha mais interesse em receber notícias da Prefeitura de Garanhuns, favor nos comunicar por e-mail para fazermos o descredenciamento.

 

2 anexos