classSaúde

Semana Nacional de Combate ao Tabagismo tem início na próxima segunda (28)

Atividades são promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial AD, com o intuito de alertar a população sobre os efeitos da dependência química

por AQUILLES SOARES

24 de agosto de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), promove em Garanhuns, durante os dias 28 a 31 deste mês, a Semana Nacional de Combate ao Tabagismo, que busca alertar a população sobre os efeitos da nicotina e os males da dependência para os fumantes. As ações acontecem das 08h às 11h30, e abertura terá início na próxima segunda-feira (28), com uma palestra sobre redução de danos e efeitos do tabagismo, além de uma ação com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, com um coffe break para os participantes.

Na terça (29), será realizada uma ação esportiva com os pacientes beneficiados pelo serviço, começando com uma caminhada até o Parque Euclides Dourado. No local, um educador físico irá promover atividades que incentivam hábitos saudáveis. Na quarta-feira (30), os pacientes poderão vivenciar um momento cultural, com música, dança e artesanato, além da presença de um sanfoneiro, responsável por animar a ocasião.

Encerrando a programação, na quinta (31), acontecerá uma ação de panfletagem na feira livre da rua Oliveira Lima, no bairro Heliópolis, com o intuito de conscientizar a população sobre o males do consumo da nicotina. Também será montada uma tenda em frente ao Caps, na avenida Djalma Dutra, nº 412, com ações de saúde e palestra com nutricionista para os pacientes do serviço. “Temos a proposta, com esta semana, de chamar a atenção sobre os perigos ocasionados pelo cigarro. Já que as consequências vão além do corpo humano, inserindo também impactos socioambientais em decorrência do uso e produção tabagista”, explicou Lívia Rodrigues, que atua como enfermeira do Caps AD.

Imagem: Reprodução Internet