classSaúde

Secretaria de Saúde realiza caminhada em alusão ao “Setembro Amarelo”

Campanha acontece em todo país e busca alertar para necessidade de prevenção do suicídio

por AQUILLES SOARES
27 de setembro de 2017

Prevenção do suicídio por meio do diálogo, este é o foco principal da campanha “Setembro Amarelo”, promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), desde o ano de 2015. Em Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde também adere à iniciativa, visando sensibilizar e conscientizar a população do município acerca do tema. Para isso, será realizada uma caminhada em prevenção ao suicídio, na próxima sexta-feira (29).

A concentração acontece em frente ao Parque Euclides Dourado, a partir das 08h, de onde os participantes deverão seguir até o Centro da cidade, na Prefeitura de Garanhuns, a recomendação é de que todos vistam roupas na cor amarela. No local, ao fim da caminhada, haverá uma discussão sobre valorização e qualidade de vida, com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Rafaela Zara.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos, sendo essencial buscar ajuda e atenção. Em Garanhuns, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos anos de 2016 e 2017, foram confirmados 17 casos de suicídio, sendo registradas 30 tentativas apenas este ano.

A psicóloga Rafaela Zara alerta para o amplo debate do tabu como  uma forma de valorização da vida. “Vamos falar um pouco sobre esse fator importante que é a qualidade de vida, principalmente para quebrar essa visão de que saúde está relacionada apenas à questão física. Vivemos em um mundo onde muitas vezes a  rotina nos leva a perder a sensibilidade com o próximo, esquecendo que podemos ajudar de alguma forma”, afirmou.

 

Imagem: Secom/PMG