Secretaria de Saúde de Garanhuns apresenta balanço de ações e investimentos em 2013

publicado: 04/12/2013 13h39,
última modificação: 22/01/2015 13h43

A Secretaria de Saúde de Garanhuns apresentou na última segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores um balanço sobre as ações e investimentos realizados este ano.

O Secretário de Saúde, Harley Davidson, que começou explicando que a lei obriga o estado a investir 12% e o município 15% na saúde, quanto a federação, não há um percentual específico em lei do que ela é obrigada a investir. Na ocasião, Harley explicou que o município vem investindo entre 16 e 18% ao mês na saúde, ultrapassando o valor determinado pela legislação.

O secretário de saúde explicou ainda que em 2011 foram investidos em todo o país 154 bilhões de reais na saúde pública que atende 55% do povo brasileiro, enquanto que na saúde privada que atende 45% da população o investimento foi de 173 bilhões, ou seja, o investimento do SUS que atende a maior parte dos cidadãos é menor.

Nas reuniões da comissão intergestores bipartite com o Secretário de Saúde do Estado de PE – Dr. Antônio Figueira e no Colegiado de Secretários Municipais de Saúde da qual Harley Davidson faz parte, todos os demais secretários reclamam da mesma situação. “A melhoria na saúde pública é um clamor não somente da população que necessita, mas também de nós gestores que recebemos toda uma demanda de solicitações de necessidades de consultas e exames e não temos quantidade suficiente de profissionais qualificados para atender, isto acontece em todas as áreas, de consultas a exames simples ou mais complexos. O sistema é insuficiente para atender a todos, o município não tem orçamento, a cada dia a ciência avança mais com a descoberta de novos exames e medicamentos e as tabelas dos SUS não acompanham esse crescimento, continuamos com os mesmos valores e as mesmas autorizações para compra de medicamentos que muitas vezes estão defasados e não conseguimos atender à necessidade atual dos cidadãos”, ressaltou o secretário.

A Atenção Básica tem como principal objetivo a saúde preventiva, contudo, a população não tem o costume de procurar atendimento para fazer prevenção, normalmente a procura se dá somente quando já existe uma enfermidade. Hoje, a Atenção Básica de Garanhuns conta com 32 Unidades de Estratégia da Saúde da Família ESF, seis ESF na zona rural e três pontos de apoio, oferecendo uma cobertura de 84% da população. Este ano já foram realizadas 84.583 consultas médicas na Atenção Básica. O Governo Municipal está ampliando sete Unidades Básicas de Saúde – UBS e construindo cinco, com recursos do Ministério da Saúde, além de ter concluído a reforma de mais 3 UBS com recursos próprios.

O atendimento à gestantes em 2012 atingiu o percentual de 65%, em 2013, em apenas 10 meses este percentual já foi atingido. Em 2012 o município cadastrou 247 gestantes no Cadastro do SISPRENATAL (Sistema do Ministério da Saúde) e em 2013 já são 1.159 grávidas cadastradas. Mais de 1200 crianças garanhuenses nasceram pelo SUS no Hospital Infantil Palmira Sales, entre janeiro e outubro de 2013, sendo uma média de 113 crianças por mês. No município de Garanhuns 90,6% dos médicos e 100% do corpo de enfermagem são capacitados em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI.

Até agosto do ano corrente foram realizadas 2.269 mamografias para prevenção do câncer de mama e 2.400 exames de citopatologia com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero.

Somando todos os atendimentos realizados este ano pelas equipes da Atenção Básica, entre consultas, atendimento de enfermagem, atendimentos odontológicos, atendimentos em domicílio de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, atendimentos de urgência e emergência, curativos, nebulizações, entre outros, a secretaria de saúde de Garanhuns já realizou 551.337 atendimentos.

VACINAÇÃO – Este ano já foram realizadas quatro campanhas de vacinação, além da atenção e preocupação com a vacinação de profissionais de diversas áreas como saúde, construção, comércio, indústria, hospitais, creches, escolas e empresas de transportes, e a manutenção de salas de vacina em todos os postos.

SAÚDE BUCAL – Garanhuns conta com 22 equipes de saúde bucal, um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO tipo 2 e um ambulatório com 12 dentistas. A produção de prótese que estava parada há dois anos, foi retomada sendo totalmente custeada pelo município. A cidade é a única do agreste que oferece atendimento odontológico à pacientes com necessidades especiais. A equipe de odontologia já realizou este ano 1.387 atendimentos domiciliares, quando no ano passado foram realizados apenas 1.017. Totalizando os atendimentos odontológicos em 2013 a soma é de 180.425 contra 153.040 do ano de 2012.

SAMU – Desde que foi implantado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tem se mantido com recursos próprios e tem uma média de atendimento de 9 a 10 chamadas por dia, totalizando entre 270 a 300 chamadas por mês.

NASG e LUIZ LESSA – O Nasg e o Luiz Lessa contam hoje com 18 especialistas nas mais diversas áreas da saúde e contabilizaram um atendimento a 25.799 pessoas entre os meses de janeiro a outubro.

TFD – O Transporte Fora de Domicílio atendeu 1.339 pacientes com necessidades de locomoção para outras cidades para realização de consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos.

ZOONOSES – 19.394 animais foram vacinados contra raiva e 489 animais foram vermifugados. 494 animais de grande porte e 538 de pequeno porte foram apreendidos. 472 animais foram recuperados mediante pagamento de taxas e 418 animais adotados.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – Graças à ação rápida da equipe da vigilância epidemiológica, foram diagnosticados 33 pessoas com tuberculose e sete pessoas com hanseníase, dessas 90% e 95% respectivamente tiveram cura.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – O ano de 2013 foi marcado para a vigilância sanitária pela criação do código sanitário municipal. Em Garanhuns 3.350 inspeções foram realizadas em estabelecimentos comerciais, 646 visitas espontâneas e 2.270 inspeções realizadas durante o FIG.

CENTRAL DE REGULAÇÃO – A Central que é responsável pela marcação de todas as demandas dos postos de saúde, contabiliza 222.336 atendimentos, entre raio-x, exames laboratoriais, endoscopias, colonoscopias, ultrassonografias, entre outros.

As consultas especializadas somam 55.622 atendimentos e os procedimentos hospitalares realizados no Hospital Infantil Palmira Sales, pela prefeitura de Garanhuns contabiliza 4.222 atendimentos.

Para finalizar, os valores financeiros repassados para a saúde foram: pelo Ministério da Saúde que é o fundo a fundo: R$ 20.652.282,24 e o investimento do Governo Municipal na saúde foi de R$ 12.193.209,60.


Texto: Marcella Valença
Foto: Divulgação
Informações para a imprensa:
Marcella Valença – (87) 9921.6080
Secom/PMG