Representantes dos mototaxistas de Garanhuns são recebidos pela AMTT

publicado: 21/08/2013 11h22,
última modificação: 03/03/2015 11h43

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) recebeu, na manhã de hoje (21), a Comissão dos Mototaxistas de Garanhuns. Os profissionais realizaram um movimento, também nesta quarta-feira, em que percorreram algumas das principais avenidas e ruas da cidade, em solicitação ao início das fiscalizações nos pontos de mototáxi. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) esteve na reunião.

A presidente da AMTT, Ana Rossini, relembrou os procedimentos adotados pela instituição desde janeiro deste ano em relação ao emplacamento dos mototaxistas, inclusive sobre o chamamento público, realizado três vezes para que todos os selecionados pelo Edital – 316 permissionários – tivessem a oportunidade de se regularizarem de acordo com a Lei Federal nº 12.009/09, que trata da regulamentação de mototaxistas e motofrentistas. O prazo foi encerrado no último dia 16 deste mês.

O coordenador Regional do Detran em Garanhuns, Nilton Gláucio, informou aos presentes quais os procedimentos que o órgão realiza para o emplacamento na categoria aluguel. “A partir do dia 26 serão realizadas vistorias nas motos que estão com processo em aberto, encerrando-se esse processo no dia 30. A partir do dia 2, o Detran iniciará a fase de emplacamento dos vistoriados, tendo o prazo final de 30 de setembro”, detalhou.

Ficou acordado com Batista Araújo Amorim, João Pontes Silva, Manoel Gonzaga da Silva e David Alves de Melo (os representantes dos demais mototaxistas, na ocasião) que a partir desta data – 30 de setembro de 2013 –, se inicia a fiscalização nos pontos de mototáxi de Garanhuns, e que os permissionários que não estiverem com o emplacamento até esta data terão que regularizar sua situação junto ao Detran para poderem atuar.

Juntamente com o diretor de Transporte, Márcio Ferreira, a comissão irá redefinir os pontos de mototáxi, a política de tarifas, campanhas educativas para a população quanto a identificação dos mototaxistas que estão regularizados e o planejamento das operações de fiscalização – este último, elaborado em parceria com as Polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A próxima reunião da categoria com a AMTT está marcada para 28 de agosto, às 9h. No encontro, será formado um grupo de trabalho com vistas a definir, primeiramente, os pontos fixos de mototáxi e a padronização do serviço.

O gerente administrativo da autarquia, José Roberto Barros, também participou do momento.

reuniao_mototaxistas2 reuniao_mototaxistas3

Texto: Cloves Teodorico
[Nas imagens, a comissão em reunião com a AMTT]
Cloves Teodorico – (87) 9600.8965