Recadastramento conclui que bairro Heliópolis possui mais de seis mil imóveis

publicado: 15/02/2017 14h12,
última modificação: 15/02/2017 14h28

Levantamento foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (15) pela Secretaria de Planejamento e Gestão e Aesga

por EDMÉA UBIRAJARA

Durante a manhã desta quarta-feira (15), foi apresentado oficialmente o resultado do recadastramento dos imóveis do Bairro Heliópolis, em Garanhuns. De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com a Aesga (Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns), existem no bairro de Heliópolis 6.023 imóveis totalizando mais de 810 mil metros quadrados de área construída. A partir do trabalho realizado pelos alunos de Engenharia Civil, houve um incremento superior a 17 mil metros quadrados que não constavam em cadastros anteriores. A totalização dos dados ocorreu após 242 dias de atividades e agora a equipe seguirá para o Bairro Boa Vista.

O secretário de Planejamento e Gestão, Evilson Rêgo, afirma que Heliópolis foi o primeiro bairro escolhido para o recadastramento por ser o maior da cidade. “Ter esses dados também nos dá a possibilidade de trabalhar mais assertivamente”, pontuou. A presidente da Aesga, Giane Lira, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos alunos, que “com esforço e dedicação” concluíram o trabalho. Para dar continuidade ao projeto intitulado ‘De portas Abertas’, serão disponibilizadas mais 14 vagas para estagiários com edital de seleção disponível no site da Autarquia. Os universitários realizarão, em toda a cidade, a medição dos terrenos e comparação com dados já existentes na Prefeitura. No caso de, por algum motivo, o aluno não conseguir acesso aos locais é realizado um georreferenciamento que identifica a área exata.

Ao final, os resultados serão utilizados para atualizar o sistema de dados dos imóveis da cidade, corrigir valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e ajudar na implementação de melhorias na infraestrutura da cidade. De acordo com o prefeito Izaías Régis, que recebeu os alunos, este tipo de trabalho é primordial para os municípios, embora muitos ainda não possuam. “Assim podemos ter informações oficiais do município que não para de crescer. A arrecadação que será originada através desse recadastramento retorna para a população em forma de melhorias na saúde, na educação, em pavimentação e outras intervenções. Garanhuns está diferente e é por conta desse tipo de iniciativa, mas ainda precisa de muitas outras ações”, declarou.

Apresentação recadastramento heliópolis - Edmea Ubirajara - 150217 (2)

Apresentação recadastramento heliópolis - Edmea Ubirajara - 150217 (3)

Foto: Edméa Ubirajara/Secom PMG
Data:15/02/2017