Programação do Palco de Cultura Popular valoriza atrações locais

publicado: 24/07/2017 20h41,
última modificação: 24/07/2017 20h41

Além dos grupos garanhuenses, artistas de todo estado se apresentaram nesta segunda (24)

por AQUILLES SOARES

24 de julho 2017

O terceiro dia de apresentações do Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna foi repleto de atrações locais que representam o cenário dos grupos de reisados em Garanhuns. O público lotou o espaço para conferir as apresentações, que também contou com maracatu, coco, bloco de samba e troças carnavalescas. A programação teve início com o show de Mendes e sua Orquestra, grupo formado em 1990 que trouxe um repertório repleto de grandes composições do frevo e da música pernambucana.

Em seguida, quem subiu ao palco foi a Turma do Saberé, animando o público com muito pagode. O grupo tem à frente o cantor e compositor Fábio Andrade, e foi fundado em 1960, no Recife. Em seguida, foi a vez do Reisado do Santíssimo Redentor, formado em 2010, pelos mestres Vitorino e Gonzaga de Garanhuns. Atualmente, o reisado tem 18 componentes e segue promovendo o folguedo no município. “Estamos aqui para isso, elevar a cultura popular. E queremos mais reisados, além dessa meninada que herda o nosso legado temos Gonzaga, João Tibúrcio e outros grandes nomes espalhados pela cidade”, afirmou o Mestre José Vitorino.

Logo após, houve a apresentação do Urso Cangaçá de Água Fria, fundado no ano de 1983, em São Lourenço da Mata. A troça trouxe para o Palco da Cultura Popular o folguedo representado pelo urso, que é comandado por um domador, sempre dançando ao som de músicas carnavalescas. Dando sequência às atrações, foi a vez do Reisado Unidos com Alegria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras’s) do Heliópolis, que é composto por idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A programação ainda contou com o Maracatu de Baque Solto Leão da Fortaleza, Coco Bojo da Macaíba e o Linguarudo de Ouro Preto. A garanhuense Joelma Melquiades afirmou ser uma frequentadora assídua do polo durante os dias de evento. “Sem dúvida é uma ótima programação, que além de contemplar todos os gêneros, faz com que as atrações se encaixem perfeitamente. Sou suspeita pra falar, mas é um palco que agrada a todos”, afirmou.

Fotos: Nichole de Andrade – Secom/PMG

FIG2017_CulturaPopular_NicholedeAndrade_2407 (1)