O município

Garanhuns possui 135.138 mil habitantes, segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2013), com uma concentração urbana de 88,00% dos habitantes, e uma área territorial de 472,46 km2. Localizado no Planalto da Borborema, distante 230 km da capital do Estado, Recife.

A cidade é hoje o centro comercial mais diversificado do Agreste Meridional, que, agregando mais seis municípios cujos habitantes também a procuram, compreende 32 municípios com uma população mais que 1.066.000 de consumidores, onde o comércio se constitui na principal atividade impulsionadora da economia, representando 62,04% do PIBpm (IBGE, 2002).

Garanhuns, pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento. Possui uma boa cultura turística fortalecida pelo dinamismo da Secretaria de Turismo, por uma ampla rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis voltados ao turismo, pelos eventos de capacitação setorial realizados na cidade, pela existência de um clima ameno e pela abundância e qualidade de suas águas.