Pequenos negócios fortalecem economia de Garanhuns

publicado: 25/02/2015 13h10,
última modificação: 25/02/2015 13h10

Adesões ao MEI continuam superando expectativas

Existe uma formalização crescente, em Garanhuns, que demonstra que o município tem, cada vez mais, criado um ambiente favorável aos pequenos negócios. Pelos dados do Portal do Empreendedor, no último mês de janeiro, o número de inscritos como Microempreendedores Individuais (MEI’s) era de 2.619. Em janeiro de 2014, esse montante era de 2.025, o que significa um acréscimo de 30% ou quase 600 novos empresários formalizados no município.

A aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Municipal e a criação do Espaço do Empreendedor foram fatores que fizeram a formalização avançar no município. Dando continuidade às ações de incentivo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem promovido encontros com diversos segmentos. Os donos de negócios que atuam na informalidade e interessados em abrir uma empresa própria têm procurado o Espaço do Empreendedor para formalizações e regularizações, como emissão de boleto de recolhimento do imposto mensal, declaração anual de faturamento, entre outras dúvidas e orientações que os MEIs apresentam no dia a dia de atendimento.

A última reunião dos servidores da SDE, juntamente com Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Saúde, se deu com comerciantes do Mercado 18 de Agosto, na semana passada, quando tiveram a oportunidade de retirar dúvidas sobre formalização, acesso ao crédito e licenças da vigilância sanitária. O Espaço do Empreendedor é uma parceria da Prefeitura com a Unidade Garanhuns do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto: Cloves Teodorico e Priscila Belens
Imagem: Internet