Palestra em Garanhuns fez alerta sobre violência contra a mulher sob o aspecto cultural

publicado: 26/08/2017 14h33,
última modificação: 26/08/2017 14h33

Atividade fez parte da Semana da Justiça pela Paz em Casa e foi realizada pela Secretaria da Mulher

por EDMÉA UBIRAJARA
26 de agosto de 2017

A Secretaria da Mulher de Garanhuns apresentou a um grupo atento de universitários de diversas entidades algumas peculiaridades da violência de gênero. O evento, realizado nesta sexta-feira (25) no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), faz parte do encerramento da 8ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Abordando questões históricas, culturais e sociais envolvidas na temática, Karinny Oliveira, professora mestra em Educação e Gênero e voluntária do Instituto Maria da Penha, ministrou a palestra ‘Omissão, Tolerância e Conivência – quando a cultura naturaliza a violência doméstica e familiar’.

De acordo com a secretária da Mulher, Walkiria Alves, a promoção do debate é de extrema necessidade em todas as fases da vida. “Muito importante a discussão dessa temática para que compreendamos a dimensão do fenômeno da violência contra a mulher, que tem bases culturais socialmente construídas há séculos e por isso tão difíceis de mudar e mesmo de reconhecer, tamanha a naturalização dessa violência”, ressalta.

A 8ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve início na última segunda-feira (21). Foram sendo realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa em diversos ambientes que abordaram o tema “Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei”. Além das ações, a semana também tem o intuito de promover uma celeridade e visibilidade aos processos enquadrados na Lei Maria da Penha.

Semana da Justiça pela Paz em Casa_Aesga_Edméa Ubirajara_250817 (6) Semana da Justiça pela Paz em Casa_Aesga_Edméa Ubirajara_250817 (13)