classSaúde

Outubro Rosa tem programação especial em UBS’s de Garanhuns

Ações mobilizam a Secretaria de Saúde em prol do combate ao câncer de mama e de colo do útero

por AQUILLES SOARES
10 de outubro de 2017

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante este mês as ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero. Durante as próximas semanas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizarão atividades de coleta de citologia, palestras sobre câncer do colo de útero e orientações sobre autoexame da mama. Já na próxima quarta-feira (18), será realizado o Dia D da campanha, por meio da “Ação Social Rosa”, a partir das 09h, no Espaço Colunata.

O momento será destinado à participação de diversas entidades públicas que oferecerão serviços para os participantes, além de informações sobre câncer de mama e útero, palestras de educação em saúde e glicemia capilar, aferição de pressão arterial e corte de cabelo, teste rápido de HIV e sífilis, serviços do Expresso Cidadão, solicitação de mamografia, realização de citologia, e aula de dança ofertada pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

A solenidade de encerramento do Outubro Rosa, e abertura do Novembro Azul acontece no dia 30 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores, também às 09h. “As duas campanhas são essenciais para uma mudança na postura de homens e mulheres, como uma forma de promover a saúde no combate precoce ao câncer, que pode ser curado se descoberto ainda em sua fase inicial”, afirmou a titular da pasta, Shisneyda Furtado.

Confira a programação do Outubro Rosa em Garanhuns:

UBS’s Jardim Petrópolis, Bela Vista (1) e Magano (2) – 11/10

UBS Manoel Camelo – 16/10 (noturno)

UBS Parque Fênix e Pacs Centro – 17/10

UBS’s Heliópolis (1 e 2) – 18/10

UBS Sítio Jardim – 20/10

UBS Boa Vista (3) – 21/10

UBS Iratama e Bela Vista (2) – 23/10

UBS Estivas – 23/10 a 27/10

UBS’s Cohab II (1, 2 e 3), Miracica (2) e São Pedro, Indiano (1) – 24/10

UBS’s Brasília (1 e 2), Cohab I, Iratama, Indiano (2), Aloísio Pinto e Boa Vista (1) – 25/10

UBS’s Boa Vista (2). Indiano (3) e Miracica (3) – 26/10

UBS’s José Maria Dourado, Liberdade, Magano (1 e 3), Manoel Chéu, Massaranduba, São José e Pacs Boa Vista – datas a definir

 

Arte: Secom/PMG