classSaúde

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia população de Garanhuns

Mais de 150 pessoas serão atendidas em ação conjunta com a Fundação Altino Ventura

por AQUILLES SOARES

27 de setembro de 2017

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), realiza, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), cirurgias de catarata para a população da cidade. A iniciativa dá sequência ao processo de triagem realizada neste mês. A expectativa é de que 160 pessoas sejam atendidas pelo projeto, sendo metade delas encaminhadas para a cirurgia. Também foram beneficiados pacientes de outros municípios durante a semana. Os procedimentos acontecem na Unidade Móvel de Cirurgia Ocular da Fundação Altino Ventura, que está localizada em frente à antiga unidade do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) da Boa Vista.

Foram selecionadas pessoas acima de 60 anos, que foram atendidas por profissionais responsáveis por preparar o processo pré-operatório, verificando pressão arterial e taxas dos pacientes, além de exames de microscopia e biometria, para medir a quantidade de células e o tamanho da lente intra-ocular que será colocada no olho, respectivamente. “Vários especialistas me falaram para fazer a cirurgia. E comecei a ser acompanhada pela equipe da Cohab I, daí fui convidada para operar e estou aqui hoje”, declarou Amabília de Almeida, de 79 anos.

Após a etapa, os pacientes devem retornar à unidade para que seja acompanhado o primeiro dia pós-operatório, onde é feita a revisão; excepcionalmente os pacientes desta quinta-feira serão atendidos na sexta (29).

A secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, enaltece a parceria com a FAV para realização do projeto. “Desde a triagem mobilizamos nossas equipes para localizar as pessoas que necessitavam dessa cirurgia.  Em todo processo, a atuação da Altino Ventura foi de grande importância, viabilizando também essa estrutura grandiosa para possibilitar a ação”, afirmou a titular da pasta.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)