Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos em obras de saúde em Garanhuns

publicado: 27/08/2014 15h44,
última modificação: 03/09/2014 16h07

Até o fim do ano, mais de R$1 milhão em obras ainda serão iniciadas que vão beneficiar a Liberdade. Manoel Chéu, Cohab I, Magano e o Distrito de Miracica

Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos em obras na área da saúde em Garanhuns, no interior de Pernambuco. O município totaliza, atualmente, 35 unidades de saúde e seis postos de apoio. Todas elas deverão passar por reforma que inclui pintura interna e externa, reparos nos sistemas hidráulicos e elétricos, bem como receberão novos equipamentos, como mesas, cadeiras, ar condicionado, que serão acrescentados ao local. Alguns postos também contarão com a inclusão de um sistema eletrônico de segurança.

Até agora três postos tiveram suas reformas concluídas, uma das unidades beneficiadas com a reforma é a do bairro Heliópolis, que funciona na rua Manoel Pires Leite. A UBS passou por uma reforma estrutural no mês passado. A enfermeira e gerente da unidade, Poliana Lúcio, fala sobre a obra. “Essa reforma deixou o nosso ambiente de trabalho ainda mais adequado para o atendimento, então só vem a somar para otimizar o atendimento dos nossos pacientes”, acrescentou.

Vilma Cristina, empregada doméstica, que recebe assistência na unidade há dez anos, está feliz com a reforma, mas também ressalta o trabalho dos profissionais de saúde. “Sou cadastrada aqui desde o início, 10 anos atrás, quando começou, e todos os médicos que já me atenderam em todas as áreas foram ótimos. Os atendentes são bons, os médicos são bons, inclusive quando saem, sentimos falta deles aqui. Essa reforma deixou melhor ainda”, comenta.

AMPLIAÇÕES
Além das Unidades Heliópolis I e II, o Posto Bela Vista II, também teve a reforma concluída, a unidade também está entre as que serão beneficiadas com a ampliação. Constam nesta lista também os postos da Brasília, Vila do Quartel, Boa Vista I, Sítio Jardim, Heliópolis e Miracica II. As unidades de Miracica I e Manoel Chéu tiveram os seus projetos de ampliação enviados para a licitação e devem ter as obras iniciadas ainda este semestre.

CONSTRUÇÕES
Estão em construção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as unidades de saúde da família dos bairros Cohab II (Unidade Tripla) e Indiano, além de uma unidade básica de saúde no bairro José Maria Dourado e duas Academias da Saúde [localizadas na Cohab II e Brasília].

O Secretário de Saúde de Garanhuns, Arlindo Ramalho, reforça a importância na melhora na estrutura das unidades. “Além de cuidar das pessoas, precisamos também cuidar do ambiente de trabalho, assim esses profissionais trabalharão mais satisfeitos. Irão atender numa unidade que tem estrutura, que é cuidada, é limpa. O usuário que procurar o posto, também se sentirá mais tranquilo, confiará mais na unidade. É, sobretudo, uma questão de respeito com o cidadão. O prefeito Izaías Régis, preocupado com essa questão do respeito com o usuário, me cobra constantemente essa reforma, essa melhoria na saúde”, conclui.

MAIS OBRAS
E já foram publicadas no Ministério da Saúde as portarias com a aprovação dos projetos das UBS’s da Liberdade, Cohab I e Magano, cada uma deve custar cerca de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais). A Secretaria de Saúde já solicitou o projeto à Secretaria de Planejamento para ser enviado para o departamento de licitação.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes e Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto / Secretaria de Saúde / TRuthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)