II Viva Dominguinhos contará com reforços em toda sua estrutura

publicado: 29/04/2015 16h37,
última modificação: 30/04/2015 08h27

O Governo Municipal de Garanhuns preparou um esquema de trabalho especial para o II Viva Dominguinhos. O evento, que será aberto, oficialmente, nesta quinta-feira (30), contará com reforço especial na área de serviços públicos, saúde, segurança e trânsito. Uma ação de combate à violência contra a mulher também será realizada durante os três dias de festa. Em 2014, primeiro ano do tributo a José Domingos de Moraes, o público total ficou estimado em 70 mil pessoas. A expetativa, para este ano, é superar o número de pessoas nos dois polos – Praça Cultural e Espaço Colunata.

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, terá esquema de plantão, disponibilizando uma ambulância com um profissional do nível técnico de enfermagem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará apoio aos atendimentos de saúde com duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB), que contará com um técnico de enfermagem, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico e um enfermeiro. Os serviços acontecerão no turno de 21h às 3h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Para garantir a qualidade do que será consumido pelo público, a Vigilância Sanitária Municipal estará fiscalizando os comerciantes de bebidas e alimentos na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, e em torno dela, das 21h às 2h, durante todo o evento.

Com a finalidade de fornecer informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, das 21h às 23h, uma equipe da Secretaria da Mulher estará à disposição dos interessados, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, para possíveis esclarecimentos. No Espaço Colunata, centro da cidade, uma equipe também estará nos dias 1 e 2 de maio, das 11h às 13h. O Conselho Tutelar vai, novamente, atuar na fiscalização de crianças e adolescentes.

Numa parceria, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuarão nas áreas de segurança e trânsito. Oito agentes de trânsito e 10 orientadores estão escalados para trabalharem nas principais vias da cidade. A PRF vai aumentar seu efetivo com mais três policiais federais nas operações nas rodovias que dão acesso ao município. A Polícia Militar trabalha com 300 homens, incluindo o apoio da Rocam, Cavalaria e o Batalhão de Trânsito. Já a Polícia Civil terá um escrivão, quatro agentes e um delegado.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras vai atuar na intensificação da limpeza dos atrativos turísticos da cidade. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo do evento, receberá containers, tendo sua limpeza feita todos os dias a partir das 6h e vistoria no fim da tarde.

Texto: Cloves Teodorico, Luanny Porto e Ruthe Santana
Foto: Arquivo Secom