Governo Municipal de Garanhuns se reúne com Sindicato da Guarda Municipal

publicado: 05/11/2015 14h52,
última modificação: 05/11/2015 14h53

Em comum acordo, Governo Municipal e Sindicato da Guarda Municipal discutem a implantação do PCC da categoria

Na manhã desta quinta-feira (05) foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Articulações Políticas e Governo, com o intuito de discutir a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCC) da Guarda Municipal de Garanhuns. Em conjunto com o sindicato da Guarda Municipal (Sindguardas), o Governo de Garanhuns já havia discutido a implantação do PCC, porém, devido aos integrantes do sindicato relatar a necessidade de alteração em algumas leis que regem o funcionamento da Guarda Municipal, algumas discussões estão sendo realizadas com a categoria.

O secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, ressalta a preocupação do Governo Municipal em agir em comum acordo com a categoria para analisar e reajustar o que for necessário para a implantação do PCC. “Em nenhum momento estamos atuando de forma unilateral. As decisões estão sendo tomadas de forma democrática e participativa. Vale salientar que essa reunião foi realizada antecipadamente, uma vez que planejamos um prazo de 60 dias para essa resolução. Ou seja, as propostas de alteração foram protocoladas no dia 6 de outubro e em 34 dias nós estamos realizando mais um encontro para discutirmos com o sindicato e agir, dentro das nossas possibilidades, para o melhor desempenho da função desses profissionais”, afirmou o titular da pasta.

O presidente do sindicato do Guarda Municipal, João Paulo Deodato, falou sobre o trâmite na implantação do PCC e a importância da reunião realizada. “Em entrevista que participamos numa rádio, informamos que a minuta ainda não foi enviada, mas pudemos entender todo esse processo que está acontecendo, para que essa minuta seja enviada. Nós percebemos essa busca do Governo em tentar resolver isso também, uma vez que já havia essa negociação há alguns dias atrás com Wanderley. Mas a reunião foi bem produtiva nessa resolução”, relatou.

Na reunião realizada hoje (04) ficou decidido que a Procuradoria do Município, junto ao setor jurídico da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) irão analisar a recomendação feita pelo Ministério Público (MP) quanto à anulação de alguns critérios da progressão feita à Guarda Municipal. Após o pronunciamento do Ministério Público, o Governo Municipal poderá decidir a implantação definitiva do PCC.

A próxima reunião ficou agendada para a próxima terça-feira (10), no mesmo local e horário, com a finalidade de discutir a questão financeira envolvida na implantação do PCC. Posteriormente a essas discussões, a proposta será apresentada ao prefeito de Garanhuns Izaías Régis, a fim de ser encaminhada à Câmara de Vereadores, as alterações propostas pela categoria, no que se refere aos ajustes das leis em discussão.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes e Cloves Teodorico