Garanhuns promove Semana do Meio Ambiente 2015

publicado: 28/05/2015 18h00,
última modificação: 29/05/2015 11h38

Cronograma de ações será executado em três dias, dedicados, exclusivamente, para refletir as mudanças ambientais das últimas décadas e as saídas para minimizar seus efeitos

A partir da próxima segunda-feira (01), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) de Garanhuns realiza a Semana do Meio Ambiente 2015. Uma programação foi elaborada para que a população do município participe dos debates que envolvem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Visitas às áreas de recuperação de nascentes de água mineral, o plantio de 2 mil mudas de árvores e plantas nativas de Mata Atlântica, palestras educativas em escolas, audiência pública e outras atividades direcionadas englobam a programação, gratuita, que segue até a quarta-feira (03).

Numa parceria com a ONG Econordeste, estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) irão até a Fazenda Brejo da Jussara, área rural de Garanhuns, na manhã do dia 01 de julho, para concretizar o plantio de mudas. A proposta é que os jovens da instituição conheçam a área, que possui um manancial e vem sendo recuperada dos impactos sofridos, além do contato com a natureza. A partir das 15h da segunda, a equipe da Semarh vai promover palestras sobre conscientização ambiental em escolas da zona urbana.

Na terça-feira (02), a partir das 8h, o projeto Águas de Garanhuns será apresentado durante uma palestra no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc). No momento, aberto ao público em geral, os presentes vão assistir uma encenação teatral do grupo Trupe Saneamento. Além da ONG Econordeste e do Sesc, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é parceria da ação. Às 17h, a atenção estará voltada à audiência pública que vai debater o projeto de lei que institui a política ambiental e a criação do Sistema Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para proteção, controle e licenciamento no município. A discussão acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado na avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis.

Na quarta-feira (03), será a vez de debater saneamento básico, arborização urbana, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e eficiência energética no I Fórum Interinstitucional Ambiental de Garanhuns. O evento será aberto às 8h, no auditório do Hotel Rodrigues, situado na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. Encerrando a Semana Especial de Meio Ambiente, acontecerá o II Encontro Memória Ambiental de Garanhuns, às 14h, no auditório do Sesc, que também receberá a apresentação do coral do IFPE e a II Mostra de Fotografia e Vídeo do projeto Águas de Garanhuns.

Texto: Cloves Teodorico
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)